MESTRE PALHETA
"Mestre Palheta" é o fundador e líder do grupo de carimbó Kumatê. Se apresenta em inúmeros eventos públicos culturais bem como festivais, como o Festival do Carimbó 2012, apenas para exemplificar, e shows.
Nascido em Marapanim, ele é um apaixonado por esse ritmo tipicamente paraense e desde meados de 1987 está estritamente envolvido com o carimbó.

Ao longo destes 24 anos, o "Mestre Palheta" já produziu diversos trabalhos que demonstram sua originalidade. Consciente da tradição dos curimbós e maracás (instrumentos simbólicos e imprescindíveis), "Mestre Palheta" também é ousado ao introduzir novos acordes (guitarras), arranjos, letras e melodias, em composições gravadas no álbum intitulado "Garnizé Rock". No trabalho, ele acena para a criação de uma vertente do ritmo: o carnarimbó, esta vertente também pode ser chamado de "O novo Carimbó". Na verdade, a idéia surgiu no ano de 2001, quando o "Mestre Palheta" tocou carimbó pelas ruas de Marapanim em pleno período carnavalesco. A proposta é mesclar a musicalidade e sensualidade do carimbó com características de "Música Pop", utilizando letras e melodias simples que explorem a interatividade com o público.
- extraído do site de Mestre Palheta

divulgue também suas músicas para produtores e gravadoras


COMENTÁRIO:
O Mestre Palheta é um compositor totalmente integrado na cultura do Norte do Brasil, que por sinal é riquíssima e pouco conhecida em algumas regiões do país. Desde cedo pude ter contato e entender o valor que o Nortista dá a seus valores, visto que apesar de sair da Amazônia antes de andar, meu pai era Amazonense. Assim, desde cedo conheci os valores de toda a região. Por isso algumas palavras das letras das músicas, típicas da região, eu já conhecia.
Vi que o trabalho do Mestre, que é feito com muita garra e riqueza rítmica, tem toda uma personalidade pessoal. Percebi algumas boas influências de regiões vizinhas, devido à proximidade do Pará com o Caribe. Assim como um prato novo e típico do Pará, Mestre Palheta conseguiu "cozinhar" e "gratinar" um prato de carimbó alegre, com alguns temperos extra. No ritmo percebi uma pitada de merengue em alguns pontos, sem tirar a brasilidade, o que é ótimo.
Por sinal o trabalho é tão ligado à cultura da região, que até receita culinária tem em uma letra: o Peixe Assado com Chibé!
Espero que quem ouvir este som, entenda mais do valor que tem a cultura de todos os cantos do Brasil, um dos países mais ricos do mundo em diversidade musical.
Aliás, apenas para registrar, Marapanim, aonde nasceu o Mestre Palheta, tem praias lindíssimas e paradisíacas, um local que vale a pena visitar. Coloquei uma foto abaixo.
Parabéns Mestre Palheta, por seu trabalho tão agradável de ouvir.



Marapanim é um município do estado do Pará famoso por suas praias paradisíacas, como as de MARUDÁ, CAMARÁ, CRISPIM e SACAITEUA.
Marapanim também é conhecida como a "Terra do Carimbó", Na cidade existem mais de 40 conjuntos do estilo, que encantam dentro e fora de Marapanim. O Carimbó reúne música e dança. Os instrumentos do carimbó são: CARIMBÓ (um tronco oco revestido em uma das pontas por couro de animal - veado, catitu, sucuri), MARACA, MILHEIRO, BANJO, PANDEIRO e FLAUTA. Enquanto as músicas são tocadas com suas letras que falam em geral de natureza, amor, mar e céu, dançarinos, geralmente em pares com suas roupas coloridas, dançam em coreografias que encantam os turistas. O artesanato local é conhecido por sua beleza.

Marapanim, PA

grupo de carimbó

A culinária marapaniense é famosa no Norte: peixes, camarões, mexilhões, frutas típicas, tudo isso é misturado em pratos maravilhosos. O destaque é a e CARANGUEJADA, o PATO NO TUCUPI, a FRITADA DE PEIXE (pescadinha, tainha,gurijuba). Quanto às frutas são consumidas in natura, ou em sucos e doces: CUPU-AÇÚ, PUPUNHA, BACURI, AJIRU, MURUCI, TUCUMÃ, TAPEREBÁ, MANGA, JACA, MUCAJÁ dentre dezenas.
Outros pontos interessantes de se ver além das belas praias, é o Trapiche sobre o Rio Marapanim. O carnaval local é muito interessante e visitado por turistas. Nele o Mestre Palheta sempre encanta a moradores e turistas com seu grupo e suas músicas já tradicionais na cidade. Em 2012, por exemplo, ele esteve na cidade se apresentando com o bloco "Garnizé da Madrugada".
O evento é denominado "Carnarimbó".


   
MÚSICA

Rádios e TVs ao vivo «
Emissoras Evangélicas «
Parada de Sucessos «
Videos flash back anos 50 a 2000 «
Cantores e Bandas «
Parceria com Letristas «
Media Player «
Radialistas «
Lojas de Instrumentos Musicais «
Jingles «
Divulgação de compositores, letristas, cantores e bandas «
Registro de Música e letra na UFRJ «
Arranjos, Gravação, Maestro «
Masterização «
Artistas Gospel «
Divulgação Gospel «


UTILIDADES, TURISMO e LAZER

Parques Aquáticos e de Diversão «
Automóveis, motos, barcos e carros «
Presentes, Namorados, festas, aniversários «
Moda Feminina, trajes de banho, roupas de dormir, acessórios femininos «
Dvds de Shows e Eventos «
Turismo, Viagens «
Cruzeiros de Carnaval, Reveillon, Férias, Verão «
Hotéis, Pousadas «
Ingressos para shows «
Feiras, Exposições, Rodeios, Festivais «
Carnaval no Rio, Escolas de Samba, Turismo, Reveillon «
Carnaval de Salvador, Bahia, Praias «
Futebol, Campeonatos « 
Galaxy, Tablets, Iphones « 
Moda verão, praia, maiôs, biquinis, sungas, piscinas «
Música, Shows «