Novelas

 



MESTRE PALHETA
"Mestre Palheta" é o fundador e líder do grupo de carimbó Kumatê. Se apresenta em inúmeros eventos públicos culturais bem como festivais, como o Festival do Carimbó 2012, apenas para exemplificar, e shows.
Nascido em Marapanim, ele é um apaixonado por esse ritmo tipicamente paraense e desde meados de 1987 está estritamente envolvido com o carimbó.

Ao longo destes 24 anos, o "Mestre Palheta" já produziu diversos trabalhos que demonstram sua originalidade. Consciente da tradição dos curimbós e maracás (instrumentos simbólicos e imprescindíveis), "Mestre Palheta" também é ousado ao introduzir novos acordes (guitarras), arranjos, letras e melodias, em composições gravadas no álbum intitulado "Garnizé Rock". No trabalho, ele acena para a criação de uma vertente do ritmo: o carnarimbó, esta vertente também pode ser chamado de "O novo Carimbó". Na verdade, a idéia surgiu no ano de 2001, quando o "Mestre Palheta" tocou carimbó pelas ruas de Marapanim em pleno período carnavalesco. A proposta é mesclar a musicalidade e sensualidade do carimbó com características de "Música Pop", utilizando letras e melodias simples que explorem a interatividade com o público.
- extraído do site de Mestre Palheta

divulgue também suas músicas para produtores e gravadoras


COMENTÁRIO:
O Mestre Palheta é um compositor totalmente integrado na cultura do Norte do Brasil, que por sinal é riquíssima e pouco conhecida em algumas regiões do país. Desde cedo pude ter contato e entender o valor que o Nortista dá a seus valores, visto que apesar de sair da Amazônia antes de andar, meu pai era Amazonense. Assim, desde cedo conheci os valores de toda a região. Por isso algumas palavras das letras das músicas, típicas da região, eu já conhecia.
Vi que o trabalho do Mestre, que é feito com muita garra e riqueza rítmica, tem toda uma personalidade pessoal. Percebi algumas boas influências de regiões vizinhas, devido à proximidade do Pará com o Caribe. Assim como um prato novo e típico do Pará, Mestre Palheta conseguiu "cozinhar" e "gratinar" um prato de carimbó alegre, com alguns temperos extra. No ritmo percebi uma pitada de merengue em alguns pontos, sem tirar a brasilidade, o que é ótimo.
Por sinal o trabalho é tão ligado à cultura da região, que até receita culinária tem em uma letra: o Peixe Assado com Chibé!
Espero que quem ouvir este som, entenda mais do valor que tem a cultura de todos os cantos do Brasil, um dos países mais ricos do mundo em diversidade musical.
Aliás, apenas para registrar, Marapanim, aonde nasceu o Mestre Palheta, tem praias lindíssimas e paradisíacas, um local que vale a pena visitar. Coloquei uma foto abaixo.
Parabéns Mestre Palheta, por seu trabalho tão agradável de ouvir.



Marapanim é um município do estado do Pará famoso por suas praias paradisíacas, como as de MARUDÁ, CAMARÁ, CRISPIM e SACAITEUA.
Marapanim também é conhecida como a "Terra do Carimbó", Na cidade existem mais de 40 conjuntos do estilo, que encantam dentro e fora de Marapanim. O Carimbó reúne música e dança. Os instrumentos do carimbó são: CARIMBÓ (um tronco oco revestido em uma das pontas por couro de animal - veado, catitu, sucuri), MARACA, MILHEIRO, BANJO, PANDEIRO e FLAUTA. Enquanto as músicas são tocadas com suas letras que falam em geral de natureza, amor, mar e céu, dançarinos, geralmente em pares com suas roupas coloridas, dançam em coreografias que encantam os turistas. O artesanato local é conhecido por sua beleza.

Marapanim, PA

grupo de carimbó

A culinária marapaniense é famosa no Norte: peixes, camarões, mexilhões, frutas típicas, tudo isso é misturado em pratos maravilhosos. O destaque é a e CARANGUEJADA, o PATO NO TUCUPI, a FRITADA DE PEIXE (pescadinha, tainha,gurijuba). Quanto às frutas são consumidas in natura, ou em sucos e doces: CUPU-AÇÚ, PUPUNHA, BACURI, AJIRU, MURUCI, TUCUMÃ, TAPEREBÁ, MANGA, JACA, MUCAJÁ dentre dezenas.
Outros pontos interessantes de se ver além das belas praias, é o Trapiche sobre o Rio Marapanim. O carnaval local é muito interessante e visitado por turistas. Nele o Mestre Palheta sempre encanta a moradores e turistas com seu grupo e suas músicas já tradicionais na cidade. Em 2012, por exemplo, ele esteve na cidade se apresentando com o bloco "Garnizé da Madrugada".
O evento é denominado "Carnarimbó".


   

   

MÚSICA

Rádios e TVs ao vivo     Emissoras Evangélicas    Parada de Sucessos  Videos flash back anos 50 a 2000 Cantores e Bandas Parceria com Letristas   Media Player   Radialistas  Lojas de Instrumentos Musicais    Jingles  Divulgação de compositores, cantores e bandas Registro de Música e letra na UFRJ Arranjos, Gravação, Maestro    Masterização Artistas Gospel   Divulgação Gospel


UTILIDADES, TURISMO e LAZER

Parques Aquáticos e de Diversão   Automóveis, motos, barcos e carros  presentes, namorados, festas, aniversários Moda Feminina, verão, lingeries, acessórios Dvds de Shows e Eventos Turismo, Viagens Cruzeiros de Carnaval e Semana Santa  Hotéis, Pousadas Ingressos para shows  Feiras, Exposições, Rodeios, Festivais   Rio Carnaval 2014, Escolas de Samba, Turismo Carnaval de Salvador, Bahia Futebol, Copa do Mundo Galaxy, Tablets, Iphones Sungas, biquinis, praias, verão Música, Shows