Barra da Tijuca RJ


O bairro da Barra da Tijuca do Rio de Janeiro, com seus 27,3 km de praias, começou seu grande desenvolvimento nos anos 70.
Até então era um local com pequenos bares, boates e motéis, mas de difícil acesso pelo Alto da Boa Vista ou pelo Joá.
Barra da Tijuca
Nos anos 60 e parte dos anos 70, era frequentado por moradores da Tijuca que subiam o Alto da Boa Vista para ir à praia, ou à noite para ir aos bares, motéis e boates.
Já o pessoal do Leblon, Ipanema e Copacabana, pegavam a Av Av Niemeyer e a Estrada do Joá para o mesmo tipo de lazer.
A Barra da Tijuca possuia a Av das Américas, com apenas uma pista de mão dupla, mal iluminada (foto).
Haviam uns poucos bares na bela praia, e os motéis ficavam nas proximidades do Largo da Barra. Neste local também havia um pequeno mercado, uns restaurantes próximo ao canal, e o Bar do Oswaldo, famoso até hoje por suas batidas.
Mais adiante, no início do Itanhangá, havia o restaurante Ilha dos Pescadores, bastante frequentado nos finais de semana.
Ainda no Itanhangá, havia o Itanhagá Golf Club.
Avenida das Américas 1960
Avenida das Américas em 1960.

Papel de Parede Praias Rio de Janeiro

O Jardim Oceânico abrigava várias construções residenciais e a Igreja de São Francisco de Paula, com sua cúpula esférica.

O grande desenvolvimento da Barra da Tijuca começou quando alguns grandes condomínios foram inaugurados, tudo fazendo parte do plano do urbanista Lúcio Costa.
Os 1ºs condomínios eram o Novo Leblon, Nova Ipanema e Riviera Dei Fiori na Avenida das Américas, e os Atlântico Sul, Barramares e Alfa Barra, estes na praia, na chamada Avenida Sernabetiba (hoje com o nome de Av Lúcio Costa).
Estes condominios possuiam grandes populações em seus vários prédios de 20 andares. Possuiam clubes para o lazer de seus moradores.
Os da Avenida das Américas possuiam balsas que levavam seus moradores à praia, após a travessia da Lagoa de Marapendi.

Para comprar mantimentos, os moradores tinham o supermercado Free Way, que também tinha uma oficina mecânica e alguns serviços no entôrno. E o Carrefour a partir de 1976.

Outro grande momento de transformação foi quando os moradores da Barra puderam contar com seu 1º shopping: o Barra Shopping, inaugurado em 1981.
Com isso os moradores deixaram de viver apenas cercados dentro de seus condomínios, para desfrutar no novo shopping do lazer com seus filhos.
O Barra Shopping começou com uma pista de patinação, uma praça de videogames, lojas, docerias e pizzaria ao redor da pista de patinação ou próximo dela, restaurantes, duas lojas âncora (Sears e Mesbla), 3 cinemas e um teatro.
Tudo em um só andar.
Logo no ano seguinte foi inaugurado o 2º andar.

Mas a grande transição da Barra aconteceu em 1982, com a inauguração da Auto estrada Lagoa-Barra, ligando a Zona Sul à Barra da Tijuca.
A partir daí a Barra não só virou um point para moradores de outros bairros, assim como passou a abrigar uma grande explosão imobiliária com novos condomínios, lojas, super mercados, restaurantes, cinemas, bancos e faculdades dentre outros.

- ver a página do Rio de Janeiro
- ouvir radios do Brasil
- voltar ao catálogo de lojas de presentes



letristas

gravadoras

letristas de música


MISCELÂNEA


  • Turismo no Brasil:
    Cidades de todo Brasil com videos dos pontos turísticos.

  • Lojas de Presentes:
    venda online de presentes para datas festivas.

  • Roupas e Moda:
    Seleção de lojas online de roupas, calçados, roupas íntimas e de dormir.

  • Carros, Motos, Lanchas:
    Compra e venda de carros usados e novos, motos e lanchas.

  • Cruzeiros:
    Intineráios dos cruzeiros com fotos dos transatlânticos. Reservas para as férias, reveillon e carnaval.

  • Hotéis, Pousadas, Hostels:
    Seleção de hotéis, pousadas e hosteis.

  • Roupas para a Primavera e Verão:
    Lojas online de biquinis, moda e acessórios femininos.