NOTA LEGAL

Site das rádios | lista de radialistas

1- O site começou em 1997, quando ainda existia o Windows 95, e o site principal de buscas era o Alta Vista. MusikCity foi um dos primeiros sites da Internet.
Inicialmente era uma forma do maestro Hugo Bellard divulgar o Brasil, apaixonado que é por nossa cultura, cidades e música.
Tudo começou com uma Parada de Sucessos, contando com a ajuda de cerca de 20 radialistas de 20 emissoras. O objetivo era mostrar nossa música ao exterior.
A ligação do maestro Hugo Bellard com radialistas, fez com que ainda em 1997, fosse criadas páginas que tocavam as radios ao vivo.
Esta ligação se deve ao fato de que o maestro Hugo Bellard criou as vinhetas de centenas de radios de todo o Brasil. Como exemplo estão as do José Carlos Araújo, Doalcei Camargo, Radios Globo Am e FM , Rádio Cidade RJ, Radios Tupi, Super Rádio Tupi, Manchete FM , Radios Mundial Am RJ, 98 FM RJ, Rádio Transamérica FM, Jovem Pan FM , Rádio Tamoio, Nativa FM , Tv Globo, Rádio Nacional, JB FM , Recife FM , e inúmeras outras.
ouvir algumasvinhetas do futebol -
ouvir vinheta da Tv Globo (qualidade mono anos 70)

As vinhetas eram gravadas nos estúdios da gravadora EMI, em Botafogo no Rio de Janeiro, com o maestro ao piano e na criação, com os Golden Boys, Evinha, Claudia Telles e Marisinha nos vocais.

Ao mesmo tempo foi criada uma página no Site MusikCity em 1997, com fotos de cantores e bandas musicais nacionais, com link para a página dos artistas.

Hugo Bellard
O maestro Hugo Bellard regendo
nos estúdios da Universal (Polygram).

2 - Com o tempo diversos outros radialistas e suas rádios, foram solicitando se agregar ao site.
Mantemos guardados desde 1997 milhares de formulários de quem cadastrou alguma radio no site, ou a si próprio como radialista. Dentre eles estão diretores, apresentadores, gerentes gerais ou de marketing, programadores, apresentadores, área de publicidade da emissora, funcionário identificado, dentre outros profissionais.
Os formulários tem nome, posto na rádio, e-mail, endereço IP da máquina de onde saiu o pedido, data e hora, conforme os que estão ao lado.
Antes de colocar a rádio, sempre enviamos e-mail pedindo um telefone de confirmação da emissora.
Qualquer radio pode descadastrar a transmissão, desde que formeça um telefone da própria radio e o nome do diretor a procurar para confirmação.
Alguns exemplo dos formulários estão na coluna da direita e abaixo.

3- Informamos que todas as radios tem o endereço da emissora visível no topo de cada página.
Além disso há um link para ir para a rádio, logo após a descrição turística da cidade. Basta clicar no nome da rádio.

Hoje a MusikCity tem mais de 8.000 radialistas cadastrados, como pode ser visto no endereço http://musikcity.mus.br/radialistasdobrasil.html .

O maestro ajuda ou paga através deste site 26 pessoas desde 1997. São 14 estudantes universitários, 3 técnicos em linguagem informática, 2 técnicos gráficos, 1 operador de som, 1 jornalista, 1 editor, 2 revisores, 1 excepcional e 1 deficiente físico.

4-A pedido dos radialistas que colaboravam com a parada, foi criada uma página de rádios, que tocavam as poucas emissoras que naquele tempo já transmitiam pela Internet, sem no entanto que alguém ouvisse.
Como a MusikCity estava muito bem pontuada no Alta Vista, esta página passou a ser um canal de promoção destas rádios.
O objetivo do maestro era atrair os brasileiros que moram no exterior para o site, ouvindo música brasileira e vendo os banners de propaganda de arranjos e divulgação de artistas.

5-Logo centenas de outros radialistas foram se cadastrando no site, assim como aqueles que já tinham uma radio com transmissão via internet, iam solicitando a inclusão da radio no catálogo de radios ao vivo.

Foi assim com grandes, médias e pequenas emissoras, já que o maestro não queria favorecer ninguém.

radialistas

6- Radios ilegais foram recusadas. Só foram aceitas radios legalizadas,  com dial nas radio AM ou FM, sem serem radios Web pois não pagam ECADE. Evitamos assim problema de cobranças para o site.

7- O site atualmente serve ainda de divulgação para novos artistas, divulgação das páglnas oficiais dos artistas conhecidos, divulgação de cada cidade do Brasil mostrando fotos, videos e pontos turísticos de cada município.

8- O site presta ainda serviços como catálogo de Lojas de Instrumentos Musicais para os músicos, e muitas páglnas informativas sobre artistas, rádios, curiosidades, notícias, dentre outros.

ir para o site MusikCity


Abaixo estão alguns formulários recebidos de radios e radialistas, de diversas épocas, para mostrar como exemplo.
As informações confidências foram parcialmente ocultadas por motivos de confidenciabilidade.










Claudia Leite
Sabrina Niskier, Coordenadora da Parada MusikCity, com a cantora Claudia Leite.
OBS: possuímos guardados mais de 8.000 formulários como estes, de cadastro de radialistas e de radios ao vivo no índice.
Mas o maestro não colocou todas no índice, porque muitas radios não tinham qualidade de transmissão 24hs.

O motivo de ter que tocar 24hs é que boa parte dos ouvintes são do Japão, com outro fuso horário.

-
 
 

cadastrar radialista ou rádio