Belo Horizonte possui grandes hotéis, restaurantes de primeira linha (especialmente nos bairros
Savassi e Lourdes) , grandes shoppings e lojas sofisticadas.
Belo Horizonte é também conhecida como a Capital Nacional do Boteco. Há 14 mil bares, mais bares per capita do qualquer outra cidade do Brasil.
Todos os anos no mês de abril, é realizado o Festival "Comida di Buteco" - competição anual de bares que serve de pretexto para visitar os botecos de BH.
A culinária mineira também é nacionalmente conhecida.
A famosa Costeleta com Tutu à Mineira é presença obrigatória no cardápio dos restaurantes de todo o país.
O pão de queijo artezanal mineiro é outro tira gosto nacionalmente conhecido.
Mas a capital mineira também possui dezenas de excelentes restaurantes das mais diversas origens, como restaurantes italianos, franceses e até iranianos.
No futebol, a Cidade é sede de tres clubes de futebol reconhecidos nacionalmente: o Cruzeiro Esporte Clube, o Clube Atlético Mineiro e o América.
Na música, Belo Horizonte e Minas Gerais tem um capítulo importante na história da música brasileira. Muitos artistas reconhecidos no país e no exterior surgiram em Belo Horizonte.
O Clube da Esquina é um movimento musical originado em meados dos anos 60 e desde então seus membros influenciam a cultura da cidade.
Grandes eventos, feiras e exposições são realizados na cidade durante todo o ano.
Os principais shoppings da cidade são o BH Shopping, o Boulevard, Del Rey, Minas Shopping, Diamond Mall, Shopping Cidade, Pampulha Mall e muitos outros.
A vida noturna em Belo Horizonte é muito agitada, com muitos bares, boates, choperias, cafés, pubs, restaurantes e bons eventos em diversos bairros como o Centro (que abriga a antiga Zona Boêmia), Savassi, São Pedro, Santo Antônio e Lourdes.
*** EVENTOS
--- Carnaval (fevereiro)
--- SuperAgro - Exposição Agropecuária (maio a junho) - no Parque de Exposição da Gameleira, com leilão de gado, exposição de produtos, novidades genéricas, ExpoCachaça e shows de artistas de nome.
--- Arraial de Belô (junho) - festa junina com comidas típicas mineiras, quadrilhas e shows de música regional.
--- Festival Nacional da Cachaça (julho)
--- Uai Folia (setembro) - veio substituir o Carnabelô, mas também não acontece todos os anos.