Itaituba Pará Itaituba Pará    
radioclubedeitaituba.com.br
radios do Brasil ao vivo Pará


 

Rádio Clube Am de Itaituba ao vivo, a radio Clube Am transmite jornalismo, esportes, video mostra Itaituba da radio Clube Am.

A radio Clube Am de Itaituba (Pará) transmite jornalismo, notícias locais e estaduais, esportes, programas evangélicos, utilidade pública, entrevistas e cultura. É uma emissora com grande envolvimento com a população do Tapajós.




Itaituba no Pará, fica no oeste do estado na divisa com o estado do Amazonas. Conhecida como Cidade Pepita por abrigar jazidas de ouro e grande mineração no Vale do Rio Tapajós que a banha.
Itaituba Pará
Mas não é só de mineração que vive a cidade. Itaituba promove diversos eventos, recebe muitos turistas, e possui belezas naturais encantadoras.
O setor de serviços responde por 70% das divisas da cidade. A agropecuária também é outro ponto importante, assim como a produção de cimento, uma das maiores do Brasil em função do solo da região ser rico em calcário.
Mas o Porto de Miritituba, distrito da cidade, é alvo de investidores nacionais e internacionais, por estar em local estratégico. O porto pode se transformar num dos maiores portos de escoamento da safra nacional de grãos.
O aeroporto de Itaituba possui voos diretos para Santarém, Altamira, Belém e Manaus. Noa anos 80, devido ao garimpo e a época do ouro, o aeroporto de Itaituba chegou a ser o 3º mais movimentado do Brasil, com 400 pousos e decolagens diários.
A BR163 que liga Cuiabá a Santarem, passa pela cidade. Assim como a Transamazônica, a BR230. Daí a posição estratégica de Itaituba, que conta ainda com a navegação do Rio Tapajós.

***PONTOS TURÍSTICOS:

Itaituba abriga as praias que se formam durante a época de seca do Rio Tapajós. Além das praias, são destaque as corredeiras d'água próximas ao distrito de São Luiz do Tapajós, o Parque Nacional da Amazônia, cavernas, cachoeiras, águas minerais e minero-termais e lagos piscoso

---Caverna Paraíso - a 90 km de distância pela Transamazônica. A entrada da caverna está entre os igarapés Baixa Fria e Jibóia. Ela é constituída de calcário com mais de 300 metros quadrados de salões e galerias com estalactites, estalagmites, cortinas, travestinos e rios subterrâneos.
---Tabuleiro Monte Cristo - parte do Projeto Quelônios da Amazôna, visa preservar espécies como tartarugas, tracajás, pitiú e aves como Talhamar, Gaivota e Bacurau dentre outras.
---Praias (de julho a novembro) - Paraná-Mirim, Papagaio, Perdeneiras, Praia do Meio, Aranamai, Itapeua, São Luis do Tapajós, Santaremzinho e Praia do Amor, a mais popular.
---São Luís do Tapajós - ilha paradisíaca, com belas praias.
---Ilhas - ao longo do Rio Tapajós
---Lago do Jacaré - propício para a pesca esportiva do tucunaré.
---Hotel Fazenda Maloquinha - na margem esquerda do Rio Tapajós, pertence às Obras Sociais da Igreja de Deus no Brasil, onde é mantido um seminário. É aberto ao público, com bela paisagem, prédios históricos, trilhas, prática do arvorismo e criatórios de peixes regionais como o pirarucu. É possível tomar banho de rio no local. A fazenda oferece queijos, refeições, lanches e chás.
---Parque Nacional da Amazônia - vasta floresta de mata tropical mista e matas aluviais, igapós ricos em açaí e buriti, formações geológicas, espécies raras de árvores, e várias espécies de animais.
O parque conta com boa infra-estrutura com trilhas educativas e mirante para o Rio Tapajós. As maiores árvores possuem altura de 50 metros, algumas rodeadas por orquídeas. O parque abriga espécimes ameaçados de extinção como a ariranha, o peixe-boi e o tamanduá-bandeira, além dos répteis.
---Prédio da Prefeitura Municipal - patrimônio histórico
---Igreja Matriz Nossa Senhora de Santana - patrimônio histórico

***EVENTOS

---Círio Fluvial e Festividade de Nossa Senhora de Santana, a padroeira da cidade (julho) - dura cerca de 13 dias e termina com a procissão do Círio, no dia 26 de julho.
---Festival Folclórico de AGRUFOSCITA (julho) - reúne 12 Grupos Folclóricos e Culturais do Município num concurso de Danças e Quadrilhas, para um público de 10 mil pessoas.
---Festival Folclórico do Piau e do Aracu de Barreiras (julho) - festivais anuais de folclore realizado a 80 km no distrito de Barreiras, em homenagem aos peixes Aracu e Piau. Com duração de 3 dias, o festival apresenta desfiles em trajes típicos e fantasias luxuosas, música folclórica regional, e degustação de peixe na brasa servidos em barraquinhas. O Festival acontece no Peixódromo, e é assistido de arquibancadas montadas em frente à Paroquia, de onde a multidão torce por um dos dois grupos folclóricos: o Aracu ou o Piau.
---Festas Juninas - junho
---Carnaitaituba - Carnaval de Rua - fevereiro.
---Via Sacra e Paixão de Cristo - (abril) inicia-se na Praça do Cidadão e encerra-se na Igreja Matriz de Santana, na Orla da cidade.
---Itaverão (agosto) - com duração de 21 dias, é promovido pela Associação dos Barraqueiros da Praia do Paranamiry. Presença de bandas famosas do nordeste e locais.O Festival é realizado nas praias, com a escolha da Garota Itaverão.
---EXPOAGROINDUSTRIAL - (outubro) Feira Agropecuária com 9 dias de exposições e rodeio no Parque de Exposições Hélio da Mota Gueiros. É promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itaituba.
---Aniversário da Cidade - 15 de dezembro
---Festival do Tambaqui - (dezembro) realizado na Ilha paradisíaca de São Luiz do Tapajós, tem como ponto principal a degustação de pratos exóticos preparados com o saboroso peixe amazônico. Acontecem no evento torneios de futebol e eleição da Garota Tambaqui, com desfile das belas caboclas nativas.
O cardápio tem peixe em forma de caldeirada, frito, assado, moqueado, pirão escaldado e outras criações culinárias feitas pelos barraqueiros que recebem treinamento especial para o festival. Os peixes vem de criação em cativeiro e do rio Tapajós.
---Festival do Açaí - realizado no Rotary Clube em março, além da degustação do açaí em diversas formas, tem musica ao vivo, apresentação da musa do açai, dança cultural e a escolha da garota açai.
---Festival do Cacau - agosto
Itaituba

MISCELÂNEA


  • Turismo no Brasil:
    Cidades de todo Brasil com videos dos pontos turísticos.

  • Lojas de Presentes:
    Seleção de lojas online para presentes de natal e datas festivas.

  • Roupas e Moda:
    Seleção de lojas online de roupas, calçados, roupas íntimas e de dormir.

  • Carros, Motos, Lanchas:
    Compra e venda de carros usados e novos, motos e lanchas.

  • Cruzeiros:
    Intinerários dos cruzeiros com fotos dos transatlânticos. Reservas para as férias, reveillon e carnaval.

  • Hotéis, Pousadas, Hostels:
    Seleção de hotéis, pousadas e hosteis.

  • Roupas para a Primavera e Verão:
    Lojas online de biquinis, moda e acessórios femininos.