São Mateus ES São Mateus ES  
Loading the player...
 
simnoticias.com.br
radios do Brasil ao vivo Espírito Santo ES
RÁDIO PARADA EM 18-4-2016 - ouça outra clicando aqui


 

São Mateus, Espirito Santo
São Mateus, que fica no litoral norte do Espirito Santo há 219 km de Vitória, foi fundado em 1544 sob o nome Povoado do Cricaré, sendo rebatizada em 1566 pelo Padre José de Anchieta.
Por ter no seu porto uma das principais portas de entrada de escravos até o século 19, São Mateus tem a maior população negra do Espírito Santo.
Há também grande presença de italianos, que participaram intensamente da colonização da cidade.
O petróleo é o principal meio de sustento da cidade. No entanto várias empresas se instalaram na cidade como a Paranapanema e a fabrica de ônibus Marco Polo.
Mas é o turismo que torna São Mateus mais atraente. O carnaval de Guriri, balneário da cidade, é famoso e muito frequentado, especialmente pelos turistas mineiros.
Com um litoral de 43 km, São Mateus possui 12 praias, a maioria desertas. As principais são a Praia de Guriri (foto) que na verdade é uma ilha com praias de 12 km de extensão ladeadas por coqueiros, que atrai o maior número de turistas não só para aproveitar a praia, mas para o famoso Carnaval de Guriri com seus Trios Elétricos. E a Praia de Barra Nova, mais deserta, habitada por algumas famílias de caboclos, cuja beleza está em seus manguezais. Em Barra Nova há inúmeros bares e pousadas. É abundande a quantidade de sururus, peixes e mariscos em suas águas.
Na Praia de Guriri, quando a maré é baixa, destacam-se as piscinas naturais. Há uma pequena capelinha à beira mar.
Em Guriri fica também a Base do Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas), com o objetivo de proteger as espécies de tartaruga existentes no litoral capixaba.
Há ainda a Praia de Uruçuquara, distante 58 km, mais conhecida como o Paraíso dos Surfistas.
Dois museus são destaque: o Histórico Municipal, que era uma antiga cadeia, e o Museu Eclisiástico de Arte Sacra, que pertence à Arquidiocese de São Mateus.
Algumas igrejas históricas fundadas por jesuitas nos séculos 18 e 19 são também atrativos da cidade. Numa delas, a Igreja de São Benedito, são realizadas celebrações afro, sendo a mais importante no dia 27 de dezembro, feriado municipal.
Mas é a Igreja Velha que é o cartão postal de São Mateus. Construída em 1596 é um exemplo da arquitetura primitiva do Brasil. Situada na Praça Anchieta, foi construída por jesuítas, escravos e índios, com as pedras que chegavam nas embarcações que chegavam ao porto.
Na área deste antigo porto chamada hoje em dia de Cidade Baixa, existem sobrados e casarões coloridos e restaurados.
Nas comunidades do Divino Espírito Santo, Santa Luzia e Bom Pastor a pedida é saborear o Beijú (tapioca), que tem origem nos indígenas que ocupavam a regiao, os Aimores (Botocudos). Nestas comunidades podem ser feitos passeio a cavalo, banho de córrego e caminhada por trilha ecológica.
O clube de futebol Associação Atlética São Mateus foi campeão estadual em 2009 e 2011.
Em janeiro, além de eventos esportivos pela orla de São Mateus, acontece a Festa dos Reis de Bois que corresponde ao bumba-meu-boi do Nordeste.
Em setembro acontece a Exposição Agropecuária de São Mateus.
E em 31 de dezembro o reveillon conta com a Festa de Iemanjá com rituais, cânticos, danças e preces dos devotos, nas areias de Guriri.
São Mateus


Rádio Musical Sim FM de São Mateus ao vivo, a radio Sim FM toca sucessos, video mostra São Mateus da radio Musical Sim FM .

A Rádio Musical Sim FM de São Mateus pertence à maior rede de radios do Espírito Santo, a Rede Sim. A emissora toca sucessos de todos os estilos, transmite programas de entretenimento com promoções com prêmios aos ouvintes. É uma das radios mais ouvidas da região do litoral norte do Espirito Santo.





MISCELÂNEA




MAPA MUSIKCITY