No rio há também a Praia do Cortado, principal opção de lazer do município.
No meio da cidade há um parque florestal imenso, ao redor do qual a cidade cresce: é o Parque Florestal de Sinop. É local obrigatório para ser visitado. Possui um lago de 30.000 metros quadrados e uma nascente dentro da própria reserva. A mata nativa permanece preservada, com vários tipos de animais silvestres, tartarugas, macacos prego, araras e papagaios. O parque recebe animais recuperados do cativeiro pelo IBAMA. A floresta urbana recebe 10.000 visitantes por mês. (veja a foto no fundo da página).
Há ainda a Biblioteca Pública, a Casa da Cultura, o Centro de Eventos Dante de Oliveira que engloba o anfiteatro para setecentas pessoas, o centro expositivo e dois pavilhões para simpósios ou outras solenidades.
O time de futebol local é o Sinop Futebol Clube, que atua no Estádio Gigante do Norte com capacidade para 13 mil pessoas.
As grandes vocações da economia da cidade são a comercial e industrial. São 10.000 empresas na cidade, sendo 1400 indústrias. Os principais destaques da economia são a produção agropecuária (bovina e suina), o algodão, os cerais (soja, milho e arroz), e a indústria madeireira.
A EXPONOP é a maior feira agropecuária do norte de Mato Grosso. A festa é realizada em junho durante 8 dias, com shows das maiores atrações da música sertaneja do Brasil. O rodeio é o ponto alto, dando grandes prêmios aos vencedores. Os leilões de gado bovino também são de alto nível e já tradicionais, assim como as cavalgadas. |