Guarapuava Guarapuava  
Loading the player...
 
centralcultura.com.br
radios do Brasil ao vivo Paraná

 

Guarapuava no Paraná é uma das mais belas cidades do Brasil. Situada entre Curitiba e Foz do Iguaçu, a cidade pode receber neve em alguma época do ano.
Guarapuava
No centro da cidade já pode ser visto a bela Lagoa das Lágrimas, uma área de lazer com pedalinhos.
Nas proximidades da cidade está o Parque São Francisco da Esperança, que abriga a maior queda d'água do sul do país, o Salto São Francisco, com 196 metros de altura (foto no fundo da página). O salto fica no centro de um cânion, coberto de vegetação e pinheiros araucária.

Outro ponto turístico é o Parque do Lago, com pista de cooper ao redor do lago, quadras de esportes e playground.

Outro parque importante é o Parque do Rio Jordão, com pista de motocross, passeios de balsa, piscinas naturais e quedas d'água.

O Parque das Araucárias possui cerca de quatro mil pinheiros em meio a um bosque de cem hectares, com uma fauna variada.

O Distrito de Entre Rios foi fundado por descendentes alemães que viviam na Hungria, Croácia e Romênia. É formado por cinco pequenas colônias.

A cidade foi iniciada principalmente por por tropeiros principalmente do Rio Grande do Sul. Por este motivo Guarapuava conta com 3 Centro de Tradições Gaúchas, que realizam festas gaúchas semanais.
A cidade foi se desenvolvendo também com a imigração de europeus como portugueses, espanhóis, italianos, poloneses, alemães, sérvios, croatas, ucranianos e libaneses.
Guarapuava também abriga o único quilombo paranaense, o Paiol das Telhas, bem como existem diversas reservas indígenas espalhadas pela região. O local era habitado pelos índios Guarani.

Três indústrias localizadas na cidade estão entre as maiores do Brasil: a Santa Maria Papel e Celulose, a Cooperativa Agrária de Entre Rios, e a Agromalte pertencente à Agrária (maior produtora de malte da América Latina).
Mas Guarapuava tem destaque na Agropecuária, tanto que em 2005 foi considerado o maior produto interno bruto agropecuário do sul do Brasil.
Outras grandes indústrias são a Brasil Foods, Agrícola Cantelli, Coamo, Codapar, Cooperativa Vale, e uma das maiores empresas no ramo de panificação do mundo, a Ireks.

Expogua - a maior feira anual da região expondo gado, cavalos e outros animais para criação.
No evento acontecem leilões dos animais, exposições de veículos agrícolas, degustação de comidas típicas das festas juninas, e um grande parque de diversões.
Rodeios e shows dos grandes nomes da música sertaneja nacional completam o evento.

Pharol Fantasy - Festa à fantasia realizada todo ano em novembro no Pharol, por mais de 10 anos. Prêmios são dados para a melhor fantasia individual e em conjunto.

Festa da Peixada - festa alemã realizada no distrito de Entre Rios em outubro.
As atrações são bandas alemãs vindas da Alemanha, danças tradicionalistas, peixe na brasa e muito chope.

Outro evento promovido pela prefeitura é a Praça Encantada de Papai Noel, uma festa natalina com muita luz e encenação teatral, atraindo turistas de toda a região.

Entre julho e agosto, quando ocasionalmente aparece a neve, é realizado o Festival de Inverno, evento artístico e cultural promovido pela prefeitura .

Um dos principais eventos da cidade era a "Cavalhadas de Guarapuava".
O evento tinha a participação de mais de mil atores amadores do município.
Com o tempo virou uma grande festa temática, envolvendo gastronomia, jogos, danças, circo medieval, com a interação de príncipes, sultões e cavaleiros medievais, até que deixou de acontecer em 2006 por falta de patrocínio.
Guarapuava

Rádio Cultura Am Guarapuava ao vivo, a Rádio Cultura Am é católica, missas, ensinamentos, video mostra Guarapuava da radio Cultura Am.

A Rádio Cultura de Guarapuava é uma emissora católica, ligada à Diocese de Guarapuava.
Na programação ensinamentos católicos, missas, conversas com o ouvinte, músicas católicas e informação.
Dentre os programas católicos está o "Com a Mãe Aparecida".




MISCELÂNEA




MAPA MUSIKCITY