A CULTURA AM DE ILHÉUS ESTÁ NESTE NOVO ENDEREÇO:
http://musikcity.mus.br/ra2/culturaamIlheusBA.html

 

Ilhéus é o cartão postal da Costa do Cacau: de um lado um mar azul maravilhoso, do outro a mata atlántica.
As praias favoritas dos turistas são: Praia dos Milionários, do Sul e de São Miguel.
A Praia dos Milionários é uma das mais badaladas, com suas grandes barracas com animadas músicas ao vivo.
Além destas há praias para os surfistas, como as praias de Back Door e Batuba.
Ilhéus
Back Door tem aspecto selvagem, e sedia campeonatos baianos de surf. Na maré baixa aparecem piscinas naturais de águas mornas.
Batuba é uma das mais bonitas de Ilhéus. A praia possui bons bares, coqueirais, areias douradas e recifes. As ondas chegam a 2,5 metros de altura.
Há muitas outras praias. A mais central é a Praia da Avenida, em cuja orla possui atrativos ao longo da Avenida Soares Lopes. Dentre eles estão quadras poliesportivas, ciclovia, concha acústica, circo e centro de convenções.
A Praia do Sul possui barracas por toda a orla, que servem comidas típicas à base de frutos do mar. A praia possui ondas fortes que agradam os surfistas, mas alguns trechos protegidos por recifes formam piscinas naturais. A Praia do Sul também é procurada pelos mergulhadores.

No centro os Bares de Videokê servem de ponto de encontro entre turistas e moradores. Já no Pontal há pubs para os adeptos de shows de voz e violão.

O Cabaré Bataclan era um cassino freqüentado pelos coronéis, até a proibição do jogo no país. Hoje o local é ocupado por restaurante, choperia, cybercafé, charutaria e salões para exposições e shows.
A residência em que Jorge Amado passou sua juventude, é hoje a Casa da Cultura.

A Fábrica de Chocolates Caseiros Ilhéus, a primeira do nordeste, ainda funciona oferecendo diversos quitutes para os "chocólotras". Assim como algumas fazendas da região mostram o processo de cultivo do cacau desde a plantação até a colheita, incluindo degustação.
Mas não é só de chocolates que vive a culinária de Ilhéus. Restaurantes diversos são encontrados pela cidade, a maioria servindo a exótica comida baiana.
Pratos exóticos que misturam ingredientes indígenas, portugueses e africanos são encontrados no centro da cidade, no Bairro do Pontal e no Distrito de Olivença. Muitos restaurantes são especializados em moquecas, bobós e pescados.
Outra tradição de Ilhéus, é o peixinho frito na beira da praia, servido nas barracas.

Ilhéus possui ainda inúmeros atrativos turísticos que vão desde parques, cachoeiras, represas e mirantes.
Ilhéus