VIDEOS - CAMPINA GRANDE

cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades



Campina Grande, situada entre o agreste e o sertão paraibano, é uma das cidades que mais cresce no Nordeste. Já é conhecida nacionalmente pelo ensino universitário de grande qualidade, além de ser o maior Polo Tecnlógico de Informática da América Latina.
Campina Grande


Mas é no turismo que Campina Grande se torna interessante, pois atrai centenas de milhares de turistas para aquela que é conhecida no local como a Maior festa de São João do Mundo, que dura um mês e reune cerca de 2 milhões de pessoas entre visitantes e moradores.
A cidade se enfeita com balões e bandeirinhas para reunir turistas e moradores no Parque do Povo, praça gigantesca de 42 mil metros quadrados que possui palco para receber artistas de renome nacional e bandas de forró. O forró pé-de-serra e o eletrônico comem solto durante 500 horas! A praça tem ainda centenas de barracas de comidas típicas e pistas para a apresentação de cerca de 200 quadrilhas.
Ao lado da praça é instalado o Sítio São João, que é um arraial cenográfico com bodega, depósito de mangaio, casa de farinha, capela e engenho. No local é até produzida a genuína rapadura, cachaça e farinha de mandioca. Nas sextas-feiras no complexo da Praça do Povo funciona a FEAGRO, feira que reune produtores de toda a região para vender alimentos produzidos no Compartimento da Borborema.
Um passeio inesquecível e divertido para quem vai a Campina Grande é pegar o Trem do Forró que sai nos finais de semana em direção ao município de Galina. A viagem começa na Estação Velha para um passeio de uma hora e meia ao som de trio de forró ao vivo, com sua sanfona, zabumba e triângulo.
Outro evento que vem crescendo ano após ano, é o MICARANDE - carnaval fora de época no mês de abril, durante 4 dias no mês de abril, que vem sendo considerado um dos maiores carnavais fora de época do Brasil. Organizado pela prefeitura e por emprêsas, a Micarande desde 1989 vem trazendo a Campina Grande os maiores nomes da música baiana. O trajeto com blocos e trios elétricos é de 6 km. Durante o evento também são realizados shows de forró, numa prévia ao Maior São João do Mundo.
A Feira Central de Campina Grande é uma das maiores do Nordeste, e recebe compradores de centenas de cidades de todo o nordeste em busca de produtos para suas lojas. Lá são vendidos alimentos, roupas, móveis, produtos agropecuários, utensílios domésticos, calçados e ferramentas a preços inacreditáveis! Há ainda Feiras no Bairro da Prata, no da Liberdade, o Mercado Público do bairro das Malvinas além de outras feiras nos bairros Jeremias, Presidente Médice e Bodocongó.
Campina Grande é também a terra da carne-de-sol, que é servida assada ou frita com manteiga-de-garrafa, pirão de leite, feijão-verde, farofa d'água e macaxeira. Essa e outras iguarias típicas são encontradas nos incontáveis restaurantes típico da cidade.
Na área cultural uma visita ao Sítio Arqueológico do Ingá vai mostrar uma pedra de 4 metros de altura com dezenas de símbolos entalhados. Na Galeria de Arte Assis Chateaubriand há obras de Portinari e de Pedro Américo. O Museu Histórico é um prédio de 1814 com fotos, mapas, painéis. O Museu do Algodão, funciona na antiga estação ferroviária, que conta a história do produto principal da cidade no início do século 20. Ainda hoje o algodão colorido sem nenhum tingimento vem sendo exportado pela cidade, mantendo a cultura algodoeira da região. O Museu Luiz Gonzaga abriga parte do acervo do "Rei do Baião", um dos maiores nomes da música nordestina em todos os tempos.
O Centro Cultural de Campina Grande está próximo ao Parque do Povo. Lá são oferecidos cursos ligados a arte contemporânea, produzindo novos talentos na dança, na pintura e na música. O artesanato de Campina Grande é exportado para a Europa, com destaque para os trabalhos em estopa e bonecas de pano, trabalhos em madeira, com corda, crochê, ponto cruz, bichos em areia, licores, trabalhos em argila e barro, e até enxovais de bebê.
Campina Grande é na realidade um grande polo de cultura do nordeste. Promove eventos como o Festival de Inverno, Festival de Violeiros e vaquejadas. A cidade abriga centenas de Cantadores de coco e poetas populares, além de dezenas de quadrilhas juninas, um verdadeiro manancial de de artistas do povo. Outras atividades folclóricas são as corridas de argolinhas no bairro de José Pinheiro, o mamulengo, apresentações do pastoril durante o natal, o Coco-de-Embolada, a Ciranda e as Bandas de Pífano com instrumentos artesanais.
O moderno Teatro Municipal Severino Cabral" funciona desde 1963 apresentando grandes espetáculos. Em setembro é realizado no teatro o Congresso de Violeiros, onde cada repentista tem a oportunidade de mostrar seu talento com os versos e a viola. Há ainda o Teatro Elba Ramalho.
Como a cidade é um polo estudantil, há vida noturna para todos os gostos, como bares, boates e restaurantes, muitos com música ao vivo. Outros points dos jovens são os shoppings, como o Boulevard, o Itararé, o Palm e o Campina Shopping dentre outros.
Campina Grande é também um dos maiores produtores de minérios do mundo, especilamente do mineral bentonita, que levou a cidade paraibana a ser um dos cinco maiores produtores do mundo.
A revista americana Newsweek escolheu, na edição de abril de 2001, nove cidades de destaque no mundo no aspecto Centro Tecnológico. O Brasil está presente na lista com Campina Grande, que foi a única cidade escolhida da América Latina. Em 2003, mais uma menção foi feita à cidade: desta vez denominada como o Vale do Silício brasileiro, graças, além da high tech, às pesquisas envolvendo o algodão colorido ecologicamente correto. As nove cidades escolhidas pela Newsweek foram: Akron (Ohio - Estados Unidos), Huntsville (Alabama - Estados Unidos), Oakland (Califórnia - Estados Unidos), Omaha (Nebraska - Estados Unidos), Tulsa (Oklahoma - Estados Unidos), Campina Grande (Paraíba - Brasil), Barcelona (Espanha), Suzhou (China) e Côte d'Azur (França). Segundo a revista, a Universidade Federal da Paraíba é o motivo do sucesso da cidade no campo tecnologia.
VEJA O VIDEO MOSTRANDO CAMPINA GRANDE MAIS ABAIXO.


SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE 2013
Ouça as radios do Paraíba - CLIQUE AQUI



CONHEÇA CAMPINA GRANDE 1
Ouça as radios do Paraíba - CLIQUE AQUI


CONHEÇA CAMPINA GRANDE 2
Ouça as radios do Paraíba - CLIQUE AQUI

cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades


MISCELÂNEA


  • Turismo no Brasil:
    Cidades de todo Brasil com videos dos pontos turísticos.

  • Lojas de Presentes:
    Seleção de lojas online de presentes para datas festivas, para namorados, aniversários ou crianças.

  • Roupas e Moda:
    Seleção de lojas online de roupas, calçados, roupas íntimas e de dormir.

  • Carros, Motos, Lanchas:
    Compra e venda de carros usados e novos, motos e lanchas.

  • Cruzeiros:
    Intinerários dos cruzeiros com fotos dos transatlânticos. Reservas para o Reveillon, férias e feriadão.

  • Hotéis, Pousadas, Hostels:
    Seleção de hotéis, pousadas e hosteis.

  • Roupas para todas as estações: Lojas online de biquinis, moda e acessórios femininos, sapatos, bolsas, camisetas, blusas e outros.