VIDEOS - CATALÃO

cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades


Catalão, cidade natal de Amado Batista, tem apenas 70.000 habitantes. Mas em 1910 era o município mais populoso de Goiás. Com a transferência da capital do estado da Cidade de Goiás para Goiânia que fica mais centralizada no estado, e com a criação de Brasília, Catalão, que fica no sudeste do estado, foi perdendo espaço como centro econômico. Apesar disso tem um excelente PIB, o terceiro do estado.
Catalão


A principal atividade econômica é o cultivo da soja e do milho. Catalão é também o principal polo de extração de minérios do estado. Lá está, dentre muitas outras, a maior jazida de titânio do mundo.
As principais festas da cidade, que atraem 100.000 turistas todos os anos, ocorrem no final de setembro até a prinmeira quinzena de outubro. São as Congadas. (veja video ao final)
As Congadas são manifestações folclóricas e religiosas que existem desde 1820, sendo consideradas as mais antigas de todo o centro-oeste. São festas afro-católico em homenagem a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em que cerca de 4.500 pessoas, agrupadas em grupos chamados ternos, dançam pelas ruas de Catalão.
Estes grupos também tocam instrumentos de percussão e entoam cânticos tradicionas. Os ternos podem ser de várias denominações, como moçambiques, congos, catupés-catunda, pajés, cada qual com seus uniformes e ritos específicos.
Outra grande festa é o Aniversário de Catalão, que acontece em 20 de agosto. O evento que pode durar uma semana, apresenta shows de artistas de renome para público de 25 mil pessoas, missas, passeios ciclísticos, apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás, Desfiles Cívicos, espetáculos no auditório da UFG, e outras programações. Na data é servido no meio da rua, pela prefeitura, um bolo de 150 metros ou mais de comprimento.
O principal local de lazer é a Represa Clube do Povo, que é um parque com lago artificial, ao redor da qual existe ciclovia, pistas de caminhada e de skate, e outras atrações como quadras de voley e de futebol (foto do fundo da página). Na represa são praticados esportes náuticos, passeios de barco e pesca. No carnaval há uma grande festa na área do parque, com banda de axé convidada.
Do parque sai anualmente o Passeio de Mountain Bike, por 20 km, passando por diversas trilhas.
As Praias do Rio Paranaíba, que margeiam parte da cidade, também são visitadas pela população catalana.
Do Morro São João que abriga a Capela de São João Batista erguida em 1928, há uma vista panorâmica de toda a cidade, a 800 metros de altura.
O Museu Histórico Cornélio Ramos conta a história da cidade em fotos, jornais, livros e telas. Ele fica no prédio da antiga Estação Ferroviária, construído em 1940.
Catalão conta com 5 anfiteatros, sendo um na Universidade Federal de Goiás.
Várias indústrias se instalaram em Catalão, dentre elas a Mitsubishi Motors que é a maior indústria automobilística da cidade, que também conta com a John Deere (tratores e veículos de colheita).
A cidade possui também uma boa indústria do vestuário, possuindo mais de 150 confecções de roupas formais e informais. Uma boa parte delas é de roupas íntimas femininas, as lingeries. Tanto que o Ministério da Integração Nacional executa desde 2006 o Programa de Desenvolvimento de Confecções de Moda Íntima Feminina. Catalão é também um dos municípios contemplados no "Programa de Qualificação e Extensão da Moda Íntima" do Estado de Goiás. A cidade já é considerado o 4º maior polo de lingeries do Brasil. (veja video mais abaixo)
Outra atividade importante é a agropecuária, com um bom número de cabeças de bobinos e de aves, e boa produção de leite e de ovos.
A Expo Catalão, Feira Agropecuária, acontece em julho no Parque de Exposições, com rodeios, exposição, leilões de gado e shows de grandes nomes da música sertaneja. Na abertura acontece uma cavalgada.(veja video ao final)
Por possuir mais de 30 praças arborizadas e bosques, e devido ao fato de que muitas das casas contam com quintais com árvores frutíferas, é normal as pessoas se surpreenderem vendo animais e aves perambulando em Catalão. Entre esles há alguns raros como urutaus, tucanos e canários da terra. Outros animais vistos são incomuns em áreas urbanas, como macacos, saguis, pacas, tamanduás, capivaras e lontras.
Até jaratacacas, um tipo de gambám, já foram resgatadas por bombeiros em quintais de casas em Catalão.
O futebol de Catalão é representado pelo CRAC (Clube Recreativo e Atlético Catalano). Fundado em 1931, atualmente disputa a Série C do Campeonato Brasileiro (2013). A cidade conta com esportistas profissionais no ciclismo (montain bike e cross country), e no Jiujitsu. Catalão possui um estádio (11 mil pessoas), um ginásio poliesportivo (6 mil pessoas), uma piscina olímpica, uma pista de atletismo e duas pistas de skate, além de inúmeros campos e quadras poliesportivas públicas, tanto na zona urbana quanto na rural.
Anualmente acontece o Encontro de Opalas na cidade, mas que também apresenta outros carros antigos com pinturas psicodélicas dos anos 60, e motos. Manobras radicais são executadas por pilotos dos carros.

VEJA O VIDEO MAIS ABAIXO.

AMADO BATISTA canta MEU CATALÃO (fotos)
Ouça as radios de Goiás - CLIQUE AQUI


FOTOS DE CATALÃO

CAVALGADA DA EXPO CATALÃO 2013

FEIRA DE LINGERIE EM CATALÃO

EXPO CATALÃO

CONGADAS DE CATALÃO

CONHEÇA O POTENCIAL DE CATALÃO

ENCONTRO DE OPALAS e CARROS ANTIGOS

CONGADAS DE CATALÃO 2013



cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades


MISCELÂNEA


  • Turismo no Brasil:
    Cidades de todo Brasil com videos dos pontos turísticos.

  • Lojas de Presentes:
    Seleção de lojas online de presentes para datas festivas, para namorados, aniversários ou crianças.

  • Roupas e Moda:
    Seleção de lojas online de roupas, calçados, roupas íntimas e de dormir.

  • Carros, Motos, Lanchas:
    Compra e venda de carros usados e novos, motos e lanchas.

  • Cruzeiros:
    Intinerários dos cruzeiros com fotos dos transatlânticos. Reservas para o Reveillon, férias e feriadão.

  • Hotéis, Pousadas, Hostels:
    Seleção de hotéis, pousadas e hosteis.

  • Roupas para todas as estações: Lojas online de biquinis, moda e acessórios femininos, sapatos, bolsas, camisetas, blusas e outros.