A cidade foi destaque entre os visitantes estrangeiros que vieram ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, promovida pelo Papa Bento 16, que esteve presente na cidade em julho de 2013.
A cidade se desenvolveu ao redor da pequena Capela do Senhor do Bonfim, erguida em 1780 ao lado do Rio Paraíba por devotos (foto do fundo ao final desta página). A partir de 1784 o vilarejo se expandiu até a Serra da Mantiqueira, do outro lado do rio. Pescadores e sertanejos ergueram as primeiras choupanas.
Troupeiros que se dirigiam a Minas Gerais, percorriam a primeira rua de Cachoeira, a Rua Bom Jesus que partia da capela até a rota troupeira.
Durante a Revolução Constitucionalista (1932), o município transformou-se no Quartel General do movimento
Cachoeira Paulista abriga uma das mais importantes construções ferroviárias da história do Brasil. A Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista marcava o ponto de duas importantes ferrovias do Brasil: a Estrada de Ferro do Norte (Estrada de Ferro São Paulo – Rio) e a Estrada de Ferro Dom Pedro II que vinha do Rio. Hoje abandonada, a Estação mostra a arquitetura da época de sua construção.
Cachoeira Paulista já viveu da plantação do café, da sua ferrovia, mas hoje tem como sua principal renda, o turismo religioso que atrai um milhão de turistas ao ano.
A Comunidade Canção Nova - comunidade Católica Romana fundada em 1978 pelo Monsenhor Jonas Abib e amigos - tem hoje uma grande estrutura com dois centros de eventos e missas (chamados de "Rincão do Meu Senhor"), salas de confissão, capela do santíssimo sacramento, televisão, rádio e outras edificações.
Em dezembro é realizada uma grande festa: a Hosana Brasil. A festa atrai centenas de milhares de fiéis de todo o Brasil que lotam os hotéis e pousadas para assistir as missas, palestras e shows.
A sede da Canção Nova também apresenta um grande estúdio de TV, onde são gravados os programas exibidos pela emissora pertencente à instituição.
Cachoeira Paulista também é conhecida no quesito ciências, por abrigar o supercomputador mais potente de todo o hemisfério sul. Ele fica no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC - INPE), que está incluso em uma das sedes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que se localiza na cidade.
Cachoeira Paulista também abriga o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), orgão responsável por monitorar e alertar possíveis desastres naturais em todo o território brasileiro.
A cidade também possui edificações históricas (dentre elas o Teatro Municipal, construído em 1883, e a ponte metálica de 1875), o Parque Ecológico Nélson Lorena (lanchonete, fauna aquática e flora, 4 lagos, vagão como espaço cultural, pedalinhos, churrasqueiras e quiosques), a Cachoeira da Gruta Fria com 150 metros de queda (no Rio Mendonha aos pés da Serra da Mantiqueira), o Cachoeirão do Bocaína, a igreja do Senhor do Bonfim, festas e festivais diversos, a Ponte Dr. Euclides da Cunha de 1908 sobre o Rio Paraíba, e o Santuário de Santa Cabeça de 1795, um dos motivos da visita de milhões de visitantes. |