Antes disso, durante a infância, Ana Carolina já gostava de cantar simulando que segurava um microfone, no salão de cabeleireiro da mãe.
Aos 12 anos começou a aprender violão por conta própria, sem professor.
Fã de João Bosco e Maria Bethânia dentre outros nomes da Mpb, Ana Carolina logo começou a cantar em bares em sua cidade já aos 18 anos de idade. No repertório a bossa nova e a Mpb.
E de bar em bar, foi fazendo sucesso local até que começou a compor suas próprias músicas.
Após entrar para a Universidade Federal de Juiz de Fora aonde estudava Letras, Ana Carolina foi convidada em 1997 a abrir o show da Orchestra de Ray Conniff que se apresentava no Brasil.
Foi o passaporte para começar a se apresentar em uma cidade maior: Belo Horizonte.
Foi lá que conheceu seu parceiro gaúcho Totonho Villeroy, que lhe mostrou a música "Garganta", que viria a ser gravada mais tarde em seu 1º CD para a gravadora BMG.
O convite para seu primeiro album surgiu quando começou a cantar em casas noturnas de nome no Rio de Janeiro.
O CD foi lançado em 1999.
O album lhe rendeu várias músicas em novelas e no programa Malhação, além de lhe proporcionar a indicação para o Grammy, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo.
Seu 2º álbum, de nome "Ana Rita Joana Iracema e Carolina",
lhe trouxe seu maior sucesso: "Quem de Nós Dois" 
"Quem de Nós Dois (La Mia Storia Tra le Dita)", era uma versão de Ana e Dudu Falcão para a música italiana que fez sucesso na novela "Um Anjo Caiu do Céu".
Durante o período em que lançou vários albuns solo, e outros em companhia de cantores de nome, Ana Carolina colocou mais músicas na Parada MusikCity.
Como por exemplo "É Isso Aí" com Seu Jorge, que chegou ao 4º lugar em maio de 2006, "Rosas"
que chegou ao 9º lugar em fevereiro de 2007, e "Aqui"
, faixa da novela "Desejo Proibido".

VER OUTROS ARTISTAS:
-volta para as Rádios ao Vivo