Orkut

ORKUT - O FINAL

Hoje, 30 de setembro de 2014, pode-se dizer que é o final de uma história: O Orkut encerra suas atividades. Mas dizem que eles vão manter 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações armazenadas numa espécie de museu, que poderá ser visto pela internet pelos atuais usuários.

emoticons

O início da febre da comunicação pessoal pela Internet, começou com o ICQ Messenger, um dos programas pioneiros de Chat. Ali foi o despertar de uma nova era, em que as pessoas não usavam mais o telefone como unica forma de interagir.
Inicialmente o ICQ formecia um número para acesso. A partir de 2003 passou a exigir um e-mail, que seria o login. Mas o ICQ tinha suas limitações.

Depois vieram as salas de bate papo, dentre elas a da Uol, a mais popular. E as interações foram aumentando.
Enquanto parte dos visitantes entravam em busca de uma paquera, outros entravam somente para implicar com todos.
E tinha também aqueles que entravam só para ler e observar, sem falar com ninguém.
Os apelidos eram os mais variados. Como exemplo, uma suposta "Gatinha Lindinha" poderia ser na realidade um "belo canhão".

meio musical



O MSN Messenger já veio com mais recursos visuais. Foi a era dos emoticons, que trouxeram a sensação de sentimento para a troca de mensagens. Na foto à direita estão alguns dos mais famosos e populares.
Havia emoticons para todos os momentos. Desde tristeza, alegria, zanga e amor, para citar apenas os mais comuns.

Mas foi o ORKUT o primeiro espaço em que todos podiam se expor, se exibir, criar um perfil, enfim ser um destaque na multidão. Foi uma verdadeira revolução, a primeira comunidade social.

Alguém se lembra de frases como..."Só add com scrap" ou "Leio, respondo, e apago"? "

Cada um queria se mostrar de algum modo:

Pessoas imploravam por depoimentos em off, para depois se mostrarem agradecidas e surpresas!

Outros colecionavam amigos, como se fosse um campeonato!! Conseguiam tantos amigos que não conheciam nenhum!

Tinha gente que escrevia: "Só Add Quem Eu Conheço, Não Insista!!!".
Francamente... será que conhecia os 4.999 "amigos" que adicionou?

Outros colecionavam comunidades, que nem sempre tinham que ver com a pessoa. Tinha gente dizendo "Sou Para Casar"... e na verdade era uma doida que aprontava direto com qualquer um.
Ou alguém dizia... "Sou Liberal", quando na verdade era um ciumento de primeira.

Mas com toda essa democracia, em que o duro de grana se misturava ao rico, o estudante ao professor, o curto de pensamento com o intelectual, o maduro com o adolescente, o ateu com o crente, o chato com o divertido... tinha que dar certo. E deu. Vai deixar saudades de uma época que nunca mais vai voltar.

O que matou o Orkut, foram os "spams"! Tinha gente que criava milhares de perfis para não ser bloqueado. Tinha uma banda chata que mandava 10 spams do show que ia fazer, todos os dias!! Ninguém aguentava mais!!

Aí veio o Facebook, e agora a moda é o WhatsApp.
Mas sem dúvidas, o Orkut marcou a vida de muita gente. Casou muita gente. Aproximou gente que nunca se conheceria, e iniciou grandes amizades e amores.

rádios ao vivo