
Florianópolis, também conhecida como Ilha da Magia, é uma das cidades do Brasil mais prontas para o turismo.
A cidade reune praias paradisíacas, natureza, patrimônio histórico, lagoas, dunas, trilhas através da Mata Atlântica, construções coloniais, sítios arqueológicos, gastronomia à base de frutos do mar, e muita gente jovem e bonita.
As praias de Joaquina e Mole, por exemplo, são os paraísos dos surfistas e das paqueras.
Florianópolis e rendondezas tem ao todo cerca de 100 praias, cada uma com sua própria peculiaridade.
Além do surf, outros esportes aquáticos e de aventura são típicos de Florianópolis: o Sanboard (descida de dunas em prancha de madeira), o wind e kitesurf, o parapente e o trekking.
Os frutos do mar são servidos fresquinhos nas mesas dos restaurantes ao redor da Lagoa da Conceição, no Centro da ilha.
O local é ainda repleto de bares, boates e cafés, que fazem da noite de Florianópolis agitada por todos os meses.
Na lagoa é comum a prática de esportes radicias, do windsurf, vela, caiaque, kite surf e jet ski.
Florianópolis tem mais de 12 Universidades, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo que é própria para o mergulho, várias rampas de parapente, cavernas e grutas de espeleologia, 2 grandes clubes de futebol (Avaí e Figueirense), a Festa Nacional da Ostra - (FENAOSTRA) e o Ironman - campeonato mundial de triatlo radical.
Os principais shoppings são o Iguatemi, o Floripa Shopping, o Beiramar, o Mac Shopping, o Jurerê e o Continent Park Shopping, o maior de todos.
Complete-se tudo isso com hotéis aconchegantes de primeiro mundo, excelentes pousadas, boa pesca, passeios de barco pelo litoral, shows e concertos de rock e pop rock o ano inteiro, e pode-se chamar isto tudo de... Florianópolia, a Ilha da Magia.