A fama do buraco, que viria a abrigar a famosa Gruta da Lagoa Azul, com suas cachoeiras e rios transparentes repletos de peixes coloridos, logo ganhou o mundo. A região foi logo transformada num dos mais atrativos locais para turismo no Brasil a partir dos anos 90.
Além da flutuação, o esporte mais praticado no local, outros atrativos levam o turista a Bonito: a prática do rapel, trilhas na mata, o rafting no Rio Formoso, tomar banhos de cachoeiras, circuitos de arvorismo, rios que são verdadeiros aquários naturais contornados em seus leitos pelo calcário das rochas, e mergulhos de toda espécie.
Equipamentos paraflutuação como máscaras, snorkel, roupas e botas de neoprene, são alugados na região. Por questões de preservação ambiental, os passeios que levam a cachoeiras, grutas, trilhas e nascentes, são obrigatoriamente acompanhados por guias locais credenciados.
O Buraco das Araras é uma fenda que abriga diversos pássaros. A pesca na região é controlada, assim como diversas atividades. Isso para garantir que a beleza do local nunca perca sua magnitude. Paraíso dos aventureiros, Bonito também promove cavalgadas e passeios de bicicleta.
Outros pontos bons para visitar no local são a Praia da Figueira em uma lagoa de 60.000 metros quadrados, com quiosques de sapê, volei na areia e frescobol, além de todas as comunidades das praias do litoral. Nas águas cristalinas a flutuação em meio aos peixes coloridos, a tirolesa e os passeios de caiaque e pedalinho são o ponto alto do passeio, além das mordomias dos restaurantes à sombra das figueiras.
O Balneário Municipal, muito popular junto aos moradores da região, é um bom lugar para mergulho, e tiroleza no Rio Formoso com suas águas cristalinas.
No local também é possível nadar e flutuar em meio aos peixes coloridos, aproveitando o aluguel de equipamentos oferecidos no local.
Nas areias das margens é comum a prática de esportes como voley e futebol.
As lanchonetes servem refeições e lanches. |