Para facilitar o turista, foi construída uma passarela de 2,5 km de onde guias treinados informam o visitante.
Mais cavernas com lagos subterrâneos fazem parte das atrações do parque.
Fora do parque está o Cânion Buraco do Padre, que tem 50 metros de profundidade e uma cachoeira formada pelo Rio Quebra Perna, além de piscina natural.
Furnas, conhecidas como Caldeirões do Inferno, são crateras circulares com 100m da profundidade e água até a metade. Em uma das furnas, a mais profunda, um elevador panorâmico desce 54 metros até um deck logo acima do espelho d'água.
A Represa dos Alagados possui um belo entorno, ideal para o banho e para a pesca.
Além da pesca, a represa é espaço usado para natação, o remo e wind-surf.
No local fica o Iate Clube de Ponta Grossa.
A Fazenda Pitangui na região possui área para camping.
Em abril é realizada uma imensa cavalgada de 1000 cavaleiros desde o centro da cidade por 17km num evento chamado de Tropeada.
A Tropeada termina com um almoço servido com pratos típicos tropeiros nos arredores da Capela, na Fazenda Pitangui, além de competições, sorteios e outras atrações.
Outra atração turística, especialmente para as crianças, é o Safari's Farm, uma fazenda de criação de antílopes e cervos com visitas aos cercados.
Para os adultos a diversão é o oposto: a MünchenFest é uma festa do chope escuro que acontece entre novembro e dezembro para cerca de 100 mil visitantes.
Na festa há barracas com comidas típicas, bandinhas alemãs, eleição da Rainha, shows de artistas de nome, Parque de Diversões, e concurso de chope de metro.
A Feira da Uva, Mel e Fiambres acontece nos meses de janeiro ou fevereiro na Feira do Produtor, durante a safra.
A feira, que dura 3 dias, reune cerca de 40 mil pessoas.
No local acontecem apresentações artísticas e culturais, e são vendidos produtos como mel e fiambres, e artesanato.
Ponta Grossa promove quase todos os anos diversos rodeios como o Rodeio dos Rodeios e o Rodeio Crioulo (abril), com excelentes prêmios aos vencedores das provas.
O Rodeio Crioulo apresenta provas e apresentações tradicionalistas campeiras, como Alvorada Campeira, rodeios, provas de laço, prova de vaca doma 21 dias, prova de rédeas, leilões, almoço campeiro, entre outras.
O Rodeio dos Rodeios acontece em abril, em parceria da prefeitura com o Centro de Tradições Gaúchas de Ponta Grossa.
A festa apresenta shows, rodeios, leilões de animais, provas do laço, gineteada, prova do cepo, invernada artística, invernada campeira, e provas de rédea, além de muita comida típica.
A EFAPI - Exposição Feira Agropecuária, Industrial de Ponta Grossa - acontece em junho/julho durante 9 dias, no Centro Agropecuário Municipal e no Centro de Eventos, com shows dos maiores nomes da música sertaneja nacional.
A Feira apresenta leilões de animais, Rodeio Country, veículos automotivos, máquinas agropecuárias, atrações e exposições de produtos em várias tendas e espaços.
Ponta Grossa apresenta ainda inúmeros eventos culturais, de dança e música, de teatro, feiras, congressos e eventos de negócios, Festa do Colono, Encontro de Carros Antigos, Festas Religiosas, Noite de Seresta, Festival de Inverno, Ponta Grossa Easy Road (Encontro de Motociclistas), Carnaval Cristão, Feira do Peixe Vivo, Semana da Cultura, dentre outros.
Ponta Grossa tem o título de Capital Mundial da Soja.
A cidade abriga grandes industrias dentre as quais a Braslar, Cervejaria Heineken, Continental, Tetra Pak, Batavo, Sadia, e muitas outras.
No Distrito Industrial está instalado o armazém graneleiro da CONAB, o maior complexo armazenador de grãos do Brasil, com capacidade estática para 420 mil toneladas.
Os principais shoppings são os Palladium Shopping Center, Shopping Total, Shopping Popular, Shopping Antartica e Shopping Omni.
A cidade também oferece boa hotelaria, bares, restaurantes e vida noturna .