Eles aproveitaram as pedras do antigo colégio e da Igreja Jesuítica abandonada e destruída, para a partir de 1830 construirem suas casas e outra igreja no mesmo lugar da antiga, sem afetar o traçado urbano missioneiro.
A Catedral Angelopolitana e a Viação Férrea com o Prédio da ex-Gare, são alguns dos principais pontos turísticos históricos da cidade. (foto).
Outros pontos interessantes para visitar são a Cascata do Camandaí(de 12 metros, com camping e banho), o Santuário de Schoenstatt (com romaria em outubro), o Rio Ijuí (bom para esportes náuticos), o Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo (que engloba o Teatro Municipal), o Prédio da Prefeitura, a Rua da Redução e o Museu Municipal José Olavo Machado com exposições permanentes, objetos da Cultura Guarani-Período Pré-jesuítico, da Redução Jesuítica-Guarani e do Repovoamento. Há também a Sala Usos e Costumes do Gaúcho.
Santo Ângelo tem também grandes evento, que envolvem a população e milhares de visitantes.
Alguns deles são:
1) A Feira Nacional do Milho (FENAMILHO), que além de exposições de máquinas agrícolas e produtos agropecuários, hotrifrutigranjeiros e industrializados, é uma grande festa com um grande rodeio, shows, seminários, artesanato e feira de animais de raça.
2) A procissão do Cristo Morto, na Sexta-Feira Santa.
3) A Semana Cultural em agosto, com espetáculos de danças tradicionais gaúchas, música nativista, teatro e exposições.
4) O Projeto Canto dos Livres, que é um Festival de Música Nativista, valorizando a chamarrita, a vaneira e a milonga, atraindo artistas de todo o estado.
5) Festa do Colono e Motorista, com desfiles de carros alegóricos, coroação da rainha da festa, bailes, espetáculos esportivos, shows, quermesses, e feiras de artesanato e produtos coloniais.
Outra atração bastante interessante de Santo Ângelo, é que a cidade no natal cobre-se de luzes, no já conhecido Natal Luz. Durante todo o mes de dezembro a cidade inteira se enfeita com luzes e cores, até o ano novo.
A alegria dos moradores nas praças e ruas é o principal nesta época. Há apresentações teatrais com roupas típicas, Shows, e muita diversão.
Sânto Ângelo possui muitos restaurantes e churrascarias, bares, sorveterias, e pontos de encontros e de alimentação. Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são os principais locais onde os tradicionalistas gaúchos se reúnem para cultivar e divulgar a cultura gaúcha. Outro evento importante é o carnaval de rua, considerado um dos maiores do estado.Além das tradicionais Escolas de Samba da cidade, são igualmente tradicionais os blocos carnavalescos. No dia 20 de setembro há o Desfile Tradicionalista, que atrai milhares de pessoas para as ruas. O Centro de Cultura de Santo Ângelo é importante para a cultura do município.
O Cinema Cisne de Santo Ângelo, possui a maior tela de exibição do estado do Rio Grande do Sul.
O movimento estudantil na cidade é grande, devido às suas 3 instituições de ensino superior, A vida noturna, devido à presença dos estudantes, é bem movimentada.
O clube de futebol que representa a cidade no campeonato gaúcho, é a Sociedade Esportiva e Recreativa Santo Ângelo. |