Além de ser um grande polo comercial do nordeste, Arapiraca é considerada a Capital do Fumo por ter a maior área de plantação contínua do mundo. Além do fumo, Arapiraca atende comercialmente ao Baixo São Francisco e ao Sertão.
A Festa da Padroeira é realizada de 24 de janeiro a 2 de fevereiro. É o maior evento religioso e cultural do interior de Alagoas. No último dia da festa, às 16hs, a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho chega trazida pelos Cavaleiros da Ordem de Nossa Senhora, pertencentes à Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca. A cavalgada sai de Bom Conselho (Pernambuco).
O Estádio Coaracy da Mata Fonseca é aonde são realizados os jogos do ASA (Agremiação Sportiva Arapiraquense), clube de futebol local com uma grande torcida. O ASA é o clube que mais conquistou títulos em Alagoas na história recente.
Em maio, na primeira semana, é realizado o Micaraca, carnaval fora de época de Arapiraca. Em 26 de janeiro também acontece outro carnaval fora de época, o Folia de Rua. A folia é promovida pela ONG Candeeiro Aceso há 11 anos. Sua última edição contou com mais de 30 blocos de rua, num evento imenso de caráter familiar e participativo dos moradores.
No Arraiá de Arapiraca, festa de São João de Arapiraca em junho, a cidade se transforma em um grande arraial junino durante 10 dias.
Em abril é realizada a Paixão de Cristo, encenação que lota o Morro Santo da Massaranduba.
Em julho acontece um evento especial para os amantes de aventuras: o Jeep Show de Arapiraca.
O Festival Viva Arapiraca que acontece de 24 a 27 de outubro, é considerado o maior festival de música de Alagoas.
A Vaquejada do Parque Divina Luz é realizado para celebrar o Ano Novo. A Prefeitura de Arapiraca realiza o Réveillon de Arapiraca valorizando os artistas locais,com grande queima de fogos no Lago Perucaba.
A cidade realiza também diversas outros festivais, feiras culturais e de negócios. Uma delas é a FENAR, Feira de Negócios de Arapiraca.
|