Por possuir belezas naturais, hotéis, restaurantes, aeroporto, rodoviária e grande comércio, Vilhena recebe anualmente cerca de 10.000 turistas que a visitam com vários fins, mas, principalmente para o lazer e para usufruir do ecoturismo.
Vilhena possui cachoeiras com deslumbrantes belezas e potencial hidráulico. Algumas dessas cachoeiras já estão sendo aproveitadas na captação de energia e para a implantação definitiva do turismo e do eco-turismo.
Vilhena organizou o 1º Festival de Música do Cone Sul realizado nas sete cidades do Sul de Rondônia. O festival foi considerado o maior evento musical da região Norte, reunindo mais de 500 cantores, músicos e bandas com excelentes prêmios.
Outro festival que Vilhena promoveu foi o 1º Festival de Calouros do Cone Sul, para novos talentos.
O Espaço JK é um espaço exclusivamente cultural da cidade. No local há debates, teatro, exposições artísticas, shows de bandas locais, e divulgação da literatura dos escritores da cidade.
A Livraria Café & Letras promove ações culturais como contar histórias para crianças. Outro evento que promove é o Som das Sete, que reúne o melhor da Música Popular Brasileira, em uma noite de descontração ao ar livre.
A Expovil é uma festa com duração de nove noites voltada para exposição da pecuária.
Para quem gosta do nativismo gaúcho, acontecem Festas Gauchescas no Centro de Tradições Gaúchas (CTG).
O clube de futebol local, o Vilhena Esporte Clube, mais conhecido como VEC, realiza seus jogos no Estádio Portal da Amazônia, do município. |