Santa Maria foi colonizada por imigrantes, sendo parte destes os alemães, que começaram a chegar à cidade principalmente durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), fugindo de outras cidades. Outros imigrantes que contribuíram para a formação da cidade, foram os italianos. Por este motivo a cidade e os municipios mais próximos, oferecem roteiros com construções típicas em madeira, cantinas, mirantes, fazendas produtoras de queijos, salames, doces e vinhos, e igrejinhas.
Isso tudo faz parte da Rota Turística e Gastronômica da qual participam outras cidades, que formam a chamada "4ª Colônia", e que são Silveira Martins, Ivorá, Nova Palma, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Dona Francisca, Pinhal Grande, Agudo e Restinga Seca. Em todos os locais pode-se saborear um delicioso café colonial.
Mas a região não é procurada apenas pelas tradições européias e pela gastronomia. É também procurada para aventuras como o
trekking, rapel, tirolesa e voo livre.
Já no centro de Santa Maria, há muito o que ver e fazer. O Calçadão Salvador Isaia é um dos principis locais de compras na cidade, e também um point para os que querem tomar uma cerveja ou um chimarrão, enquanto observam o movimento.
A Praça Saldanha Marinho e o Teatro Treze de Maio de 1890, que ficam nas proximidades, também são excelentes pontos de visitação para os turistas.
Já se tratando de grande shopping, o Royal Plaza Shopping é o maior da região, tornando-se um dos principais centros comerciais de Santa Maria.
Outros pontos turísticos da área central são a Catedral Diocesana, que abriga pinturas do italiano Aldo Locatelli, a Basílica Medianeira, com vitrais, portas e janelas centenárias, e a Igreja de Confissão Luterana, que possui sinos vindos da Alemanha.
O Museu Histórico e Cultural Vicente Pallotti possui um acervo de 40 mil peças de mineralogia, paleontologia, zoologia e arqueologia. Ele é integrado à Faculdade Palotina, uma das maiores da cidade.
Já o Museu Educativo Gama d'Eça e Victor Bersani, possui animais empalhados, moedas antigas até do Império Romano e Bizantino, além de fósseis. Vale à pena visitar.
No que diz respeito aos fósseis, vale salientar que Santa Maria é internacionalmente conhecida como um grande e importante Sítio Paleontológico. Como exemplo, em 1902 foi achado um Rincossauro, que é considerado o primeiro fóssil da América do Sul. A cidade, que possui mais de vinte sitios paleontológicos, está literalmente construída sobre um enorme depósito de fósseis. Em Santa Maria foi encontrado o estauricossauro, o primeiro dinossauro brasileiro.
Santa Maria é considerada Cidade Universitária, especialmente pela presença da consagrada Universidade Federal de Santa Maria, uma das melhores do Brasil. Na Universidade existe um Planetário, aonde encontra-se o primeiro Museu Interativo de Astronomia do Brasil.
A cidade de Santa Maria também é conhecida como Cidade-Cultura.
Em Setembro, é entregue o Troféu Sepé Tiarajú aos destaques do desfile da Semana Farroupilha. No mesmo mês acontece a Exposição Feira Agropecuária. |