A cidade possui muitas faculdades, inclusive a Universidade Federal do Pará.
Uma das praias mais procuradas é a Praia da Aldeia, de aguá doce e límpida, de areias claras, e cercada de bares e restaurantes que servem pratos típicos regionais e da Amazônia. Outras praias límpidas valem a pena serem visitadas pela beleza natural, mar azul, coqueiros e mata.
O Porto de Cametá é muito movimentado. Pois é por ali que chegam os barcos pelo Rio Tocantins, com os turistas vindos principalmente do porto de Belém. Balsas com carros também chegam.
A hotelaria é excelente, e constituída principalmente de pousadas.
Outra atração turística muito procurada, é o Carnaval. Com 7 dias de duração, é realizado na Praça de Cultura e é organizado pela Prefeitura. São 18 blocos de rua alguns com até 6.000 pessoas, 7 escolas de samba e trios elétricos, além de outras atrações para alegrar cerca de 60.000 turistas. Como os hotéis não são suficientes, os moradores, que são muito hospitaleiros, alugam espaço em suas casas para que visitantes durmam em redes, com refeição e banho.
A Catedral de São João Batista é foco de procissão anual, em grande festividade. Ela fica em frente ao Museu Histórico, que conta a história do município e de seus ilustres antepassados.
A cidade tem também uma grande tradição cultural, tanto na dança folclórica de origem africana, quanto na música.
A pesca do peixe Mapará é uma verdadeira festa na cidade. Nas datas marcadas, em um dia apenas 14 toneladas do peixe são pescados pelos moradores que lotam os pequenos barcos que saem em comboio.
O time local é o Cametá, campeão paraense de 2012.