Uma estátua do Cristo Redentor que é vista de toda a cidade, e uma ponte de 1928 com material que veio da Bélgica, que liga o sul e o norte do Espírito Santo, são dois pontos turísticos da cidade.
O distrito de Itapina possui uma Estação de Estrada de Ferro histórica, que já em 1907 servia ao comércio do café entre o Espirito Santo e Minas Gerais. Nos anos 50, Colatina chegou a ser o maior produtor mundial de café. Atualmente o casario do início do século XX, tempo áureo do distrito, vale a visitação.
A Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade, é outro marco importante da cidade. (foto)
A Praça do Sol Poente é o local aonde moradores e visitantes apreciam o por do sol no rio Doce. A praça faz parte de um parque de 20 mil metros quadrados com jardins, quadras poliesportivas e pistas para caminhadas.
A praça guarda lembranças da antiga Estrada de Ferro Vitória a Minas, através do prédio da antiga Estrada de Ferro. Um vagão original funciona como sede da Casa do Artesão.
No parque há um pomar público, repleto de árvores frutíferas como coqueiros, mangueiras, abacateiros, goiabeiras e cajueiros, além de castanheiras.
Os principais eventos são:
1-O carnaval e o Congo de São Benedito (fevereiro)
2- Festa do Cafona (maio)
3-Colafolia, Carnaval fora de época, Festa Junina de São Pedro e Festival de Inverno (junho)
4-Festa de Colatina (agosto)
5-Exposição Agropecuária (setembro)
Colatina promove ainda diversas micaretas.
VEJA VÍDEO MAIS ABAIXO |