Com a construção da usina, um grande lago se formou proporcionando não só energia, mas tambem o lazer e praias em suas águas.
Diversas ilhas se formaram, com rica diversidade de fauna e flora amazônicas.
Há praias na região, e passeios de barco pelo Lago de Tucuruí
Visitas à usina em veículos da Eletronorte podem ser agendadas.
Outra atração turística de Tucurui, é a réplica da histórica estação ferroviária da Estrada de Ferro Tocantins, aonde pode ser vista a locomotiva maria fumaça que marcou época na região.
Com uma população formada não só por paraenses, mas por imigrantes de todos os estados que vieram construir a usina e descendentes indígenas, Tucuruí possui muitas casas noturnas, bares e clubes, aonde são promovidos shows de todos os tipos, e até lutas de boxe.
A Exposição Agropecuária EXPOTUC promove rodeios, shows sertanejos, de forró e calypso, e a escolha da rainha Expotuc, num evento bastante movimentado.
Tucuruí promove ainda Campeonatos de Pesca Esportiva, e um carnaval fora de época no mês de julho, o Canaré, que na verdade é á maior micareta do interior do Pará, com arrastão de foliões puxados por Trios Elétricos e grandes atrações do Axé e do Forró dos grandes centros, como Salvador.
Para quem é curioso pela cultura indígena, a Aldeia Indígena Assuriní pode ser visitada.
Outra paixão local é o time do Independente Futebol Clube de Tucuruí, que foi campeão do Pará em 2011 batendo os times da capital Belém.