Linhares também se destaca na indústria de móveis, na produção de alcool, de cacau (
Chocolates Gury), e pelas confecções.
Linhares conta com vários grupos folclóricos como Bandas de Congo e grupos de Folia de Reis. Em junho acontece a Festa Folclórica de Caboclo Bernardo.
Como a cidade é cercada por florestas, é comum serem vistos animais e pássaros silvestres no centro da cidade.
Além das duas reservas florestais (Sooretama e Goitacazes) com cachoeiras, fauna e flora, um outro grande atrativo turístico de Linhares é a Lagoa Juparanã, com 30 km de extensão, que tem uma grande frequentação de visitantes em busca de banho, da pesca do dourado, ou para ver o por do sol em suas diversas praias. Há locais para camping.
Já a Lagoa Nova é procurada para passeios de lancha. Além destas, há mais 67 lagoas nas proximidades.
A cidade é também atravessada pelo Rio Doce, um dos maiores da região sudeste. O delta do Rio Doce é outra atração turística.
As praias de Linhares ficam no litoral há 45 km. São ótimas para a prática do surf (Praia da Povoação), para a pesca oceânica e para curtir a natureza (Pontal do Ipiranga).
No Pontal do Ipiranga acontece em junho ou julho, todos os anos, o Forró Pontal.
Já entre dezembro e o carnaval, é a estação das principais bandas nacionais.
No Pontal do Ipiranga há uma faixa de 300 metros de restinga ainda preservada. Pode-se encontrar antas, o tapir, e até primatas como o sagui, macaco-prego, o gambá etc.
Com sorte podem ser vistos tamanduás do mato e o caitetu.
Enquanto a onça é raramente vista, as capivaras, a paca e a cotia são frequentes.
A pesca é boa no local.
No litoral de Linhares está estabelecida uma unidade do Projeto Tamar, para a proteção da desova e reprodução das tartarugas-marinhas, especialmente a gigante.
Na Praia de Barra Seca é praticado o naturismo, com pousadas para os turistas. Para chegar... somente de barco.
A praia de nudismo é dividida em dois setores, um para casais e associados da Nates, e outro para as pessoas desacompanhadas.
Em maio acontece o Micarense, o carnaval fora de época.
Em julho, além do Forró do Pontal, acontece o Micafolia (micareta).
Há outras diversas festas, como a Festa do Cacau em outubro, o Encontro de Bandas de Congo do Estado e a Festa Junina em junho.