Isto pode ser sentido nas comidas típicas locais, muitas com traços de estados brasileiros distantes, mas com a predominância indígena.
Turistas e moradores apreciam pratos como a Paçoca com banana (carne assada batida no pilão com farinha e servida com banana), a Caldeirada de peixe, a Galinha caipira e a Mugica de peixe (peixe assado no forno, desfiado e cozido com farinha branca e azeite). Para acompanhar, suco de cupuaçu, açaí, ou de buriti com vinho.
O melhor caminho para saborear a culinária local é seguir a Orla Taumanam, às margens do Rio Branco, que possui inúmeros quiosques, restaurantes e palcos de shows ao ar livre.
A melhor época para conhecer a orla é de outubro a março, quando o nível das águas do Rio Branco diminui, formando praias aconchegantes de onde saem passeios de barco.
O local também é point para a pesca e para os esportes náuticos.
Apesar do traçado moderno de Boa Vista que é em forma de leque, a arquitetura portuguesa do século 19 está presente integrada aos prédios modernos do Centro da cidade.
O comércio local concentra-se principalmente nas avenidas Jaime Brasil, Ville Roy, Ataíde Teive e no Shopping Boa Vista, o maior da capital. Outro grande shopping está para ser inaugurado: o Roraima Garden Shopping.
A cultura em Boa Vista é principalmentee nordestina e indígena. O gosto musical predominante é o forró, mas na Orla Taumanam a MPB pode ser ouvida à noite. No SESC local acontece todo mês o Espaço Rock SESC, reunindo bandas e covers locais.
Anexo ao Complexo Esportivo Ayrton Senna, está a Praça das Águas. Lá existe fonte com e águas com tons de cor diferentes que reagem com a sintonia da música que toca em caixas acústicas incluídas abaixo dos bancos. Na praça está também o Portal do Milênio, marco turístico local.
O artesanato, principalmente o indígena, é muito procurado por turistas. Eles são encontrados por exemplo no
Centro de Artesanato, Turismo e Geração de Renda Velia Coutinho, e na Praça das Artes, que também oferece comidas regionais além do artesanato indígena.
A Praça do Centro Cívico é o o coração da cidade. Possui muitas árvores e vários quiosques comerciais, além de várias praças, quadras esportivas e um coreto, além do Palácio da Cultura que abriga a maior biblioteca do estado.
O Parque Anauá é o maior parque da Região Norte brasileira. Ele abriga um moderno espaço coberto para shows, a maior pista de bicicross da região Norte, pista de kart, anfiteatro, o Museu Integrado de Roraima, parques infantis, parque aquático público, espaço para aeromodelismo, restaurantes, lanchonetes, lago, fontes e escolas.
Antes dos festejos do aniversário da cidade em 9 de julho, acontecem em junho as Festas Juninas com apresentação de Bumba-meu-Boi e Pastorinhas, o Arraial do Anuá, a Festa Municipal e a Festa de São Pedro, com procissões de barco no Rio Branco e procissão terrestre saindo da Igreja Matriz.
De Boa Vista saem vários passeios turísticos ecológicos em direção ao Monte Roraima e outras reservas ecológicas da região. O topo do Monte Roraima é a tríplice fronteira entre o Brasil, Guyana e Venezuela. Os montes Roraima e Caburaíe fascinam os visitantes com suas imponentes formações rochosas em meio às savanas Amazônicas. A Cachoeira do Rio Contigo é parte do Rio de cânion que tem sua nascente no Monte Roraima, dentro do município de Normandia.
Há ainda outros passeios para a floresta densa com rios caudalosos, propícios para a pesca e esportes aquáticos.
Os índios ocupam 54% das terras do estado.
VEJA O VIDEO MAIS ABAIXO. |