Na Feirinha do Alto, além dos boxs de artesanatos e roupas, há balcões com doces e compotas.
No inverno a procura por Teresópolis é ainda maior, devido aos encantos dos hotéis com lareiras, e os charmosos restaurantes de quitutes europeus como o fondues e raclettes.
No restaurante Dona Irene a especialidade é a culinária russa. É um banquete digno de um czar.
Na Cremerie Genève, a especialidade é a cozinha francesa. No local há uma lojinha de queijos de leite de cabra.
Já o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o ponto predileto para os que buscam aventuras. É lá que está o cartão postal de Teresópolis, o pico Dedo de Deus, a 1.692 metros de altitude. No parque, a Cachoeira Poço Verde é propicia para o banho.
Para quem quer apenas relaxar, há áreas para piqueniques, piscinas naturais e trilhas diversas.
Já para os aventureiros, a pedida é a caminhada de Teresópolis a Petrópolis pelo parque. Pelos 42 quilômetros de trekking em 3 dias de aventura dormindo em campings na floresta, serão encontrados cenários dos mais belos do Brasil. Serão vistas cachoeiras, espécies diversas de animais e plantas, locais para escalada e rapel, além das formações rochosas gigantes.
Para quem não quiser ir longe, há trilhas mais leves que levam a mirantes naturais. Há um lago próximo à sede, pronto para um piquenique.
---Mirante do Soberbo - localizado logo no trevo de acesso à cidade, oferece uma fantástica vista que reune as montanhas, o Dedo de Deus, a baía de Guanabara, e lá no horizonte as cidades do Rio de Janeiro e Niterói.
Teresópolis abriga a Granja Comary, centro de treinamento oficial da seleção brasileira.
---Orquidário Aranda - local circundado por densa vegetação, entre pinheiros, araucárias e cedros, com destaque para o belo lago com carpas japonesas.
---Mulher de Pedra - conjunto montanhoso chamado de Mulher de Pedra por parecer a figura de uma mulher deitada.
A cidade foi ligada ao Rio de Janeiro por ferrovia em 1908. Atualmente uma bela rodovia cheia de curvas e abismos, leva até a cidade. |