No que diz respeito à madeira, a produção de móveis criativos e de todos os tipos, é uma marca registrada de Juara. Os móveis são vendidos em diversos estados do Brasil.
A pesca cultural, o artesanato e a promoção de eventos, são outros pontos significativos nas atividades econômicas da cidade.
A Prefeitura Municipal realiza periodicamente em setembro, o Festival de Pesca as margens do Rio Arinos. É o segundo maior festival de pesca do estado do Mato Grosso.
Os prêmios atraem caravanas de diversas cidades.
Além de prêmios em dinheiro, é comum serem dados motocicletas, motores de popa, barcos, filmadoras e cameras fotográficas profissionais nas premiações.
Juara também promove em agosto a Expovale, exposições ranqueada para uma das etapas do Ranking Estadual da Raça Nelores de Mato Grosso.
Da exposição, que é realizada no Parque de Exposições de Juara, participam produtores de 27 municípios não só de Mato Grosso, mas também de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Um tradicional rodeio é realizado no evento.
A cidade também promove diversos shows, especialmente de artistas sertanejos nacionais.
Juara, que fica a 628km de Cuiabá, teve sua colonização iniciada na década de 1970. O primeiro nome da localidade foi Gleba Taquaral, dada pela SIBAL - Sociedade Imobiliária da Bacia Amazônica, em 1971.
Região de beleza exuberante, Juara abriga uma infinidade de atrativos, riachos, montanhas, grutas, trilhas e cachoeiras.
A hospitalidade dos habitantes e sua culinária tradicional, somadas a diversidade cultural, é a receita para receber os visitantes.
Outros pontos turísticos são a Cachoeira Teodoro e a Ilha do Netinho.
VEJA O VIDEO MAIS ABAIXO. |