A pecuária para corte, a produção de leite, a extração de areia para construções, e a industria do barro e tijolos, são alguns dos importantes recursos econômicos da cidade.
Para a população da cidade, diversos pontos enriquecem a qualidade de vida local, como por exemplo o Centro de Cultura e Lazer José Barroso e a Casa de Musicalidade.
O palco móvel do projeto Ação Cultural, que visita pontos estratégicos da cidade apresentando artistas de diferentes segmentos que atuam em Aparecida, é uma importante atividade de lazer e cultura.
No Centro de Cultura e na Casa de Musicalidade são oferecidos gratuitamente cursos de música, oficinas de dança como hip hop e dança do ventre, cerâmica, pintura e modelagem em argila.
O projeto Ação Cultura, realiza vários eventos, como a Cavalgada e Queima do Alho de Aparecida de Goiânia e a Festa na Roça.
Durante o 1º Encontro de Artistas de Aparecida de Goiânia, o projeto conseguiu reunir mais de mil artistas locais entre músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos, artesãos, grupos ligados à Associação dos Catireiros, Foliões e Quadrilhas de Aparecida de Goiânia, além de outros segmentos.
O Buriti Shopping que fica na cidade é o 2º mior shopping de Goiás e um dos maiores do Brasil, recebendo 40.000 pessoas por dia.
São 6 cinemas, 220 lojas, pista de patinação no gelo, praças de alimentação, local para feiras, e 18 repartições públicas.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia tem seu campus em Aparecida de Goiânia.
Em maio acontece o Rodeio de Aparecida de Goiânia.
Na ocasião, durante 7 dias ocorrem shows com os principais nomes da música sertaneja nacional.
Eles acontecem no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, que era o antigo Rodeio Show.