O festival promove também apresentações de dança típica e teatro.
Um passeio importante é no Barco dos Príncipes pela baía da Babitonga. O passeio passa por diversas ilhas e faz parada na cidade de São Francisco do Sul, que possui sobrados coloniais.
Do barco podem ser vistos golfinhos acompanhando o passeio. No verão há parada para banhos na Ilha das Flores.
Muitos outros acontecimentos culturais, folclóricos e gastronomicos, atraem milhares de turistas a Joinville.
Na gastronomia, a influência alemã é marcante. Desde os cafés coloniais, aos pratos típicos à base de embutidos, carne de porco e chucrute.
Nas áreas rurais preservadas nos bairros de Estrada Bonita e do Piraí, os costumes e tradições são ainda vistos nos dias de hoje. Alí são oferecidos passeios de trator, banhos de cachoeira, visitas a alambiques, e produtos coloniais como biscoitos, geléias, quaijos, defumados e cucas. Isto tudo em plena mata atlântica.
Há um Museu da Imigração e Colonização, com mobílias do século 19, bem como um Museu da Bicicleta com mais de 16 mil itens. Para completar há um Museu do Ferro de Passar.
O Shopping Center Mueller é um dos pontos mais visitados por turistas e moradores.
O Parque Zoobotânico abriga um lago natural e trilhas, de onde se observa várias espécies como capivaras, cotias, macacos, jacarés, jabutis, tigres d’água, marrecos silvestres, tucanos, corujas e araras.
Do Mirante, torre de 250 m de altura no Morro do Boa Vista, é possivel ver uma vista de 360º de toda a região, inclusive a Ilha de São Francisco.
O Parque Expoville é o maior centro de eventos do norte de Santa Catarina. No parque há uma pista de modelismo, restaurante e churrascaria, centro comercial com 35 lojas de produtos da região (têxteis, artesanato e chocolate), lago com pedalinhos, moinho de vento, café colonial, e pavilhão de exposições.
Um dos mais famosos acontecimentos da cidade é a Erntefest, Festa da Colheita, no distrito de Pirabeiraba.
A Erntefest é realizada anualmente há mais de 30 anos. A gastronomia alemã típica é o destaque, especialmente pelo marreco recheado. Há um desfile de carros alegóricos, escolha da rainha e muita música alemã.
Cercada pela natureza, e tendo uma arquitetura que mistura o estilo alemão exaimel tradicional com o moderno contemporâneo, Joinville é uma das mais belas cidades do Brasil. |