O festival reune 100 mil pessoas entre espectadores e artistas nacionais e estrangeiros. Os espetáculos são realizados em praças, parques e favelas.
O Lago Igapó é uma espécie de point na cidade, porque reune turistas e moradores ao seu redor. O local é apropriado para a prática de atividades náuticas e a pesca, além de possuir ciclovia, pista de Cooper, piscinas, pistas de aeromodelismo, jardins projetados por Burle Marx, chafariz, cascata e teatro.
Outra atração turística de Londrina e cartão postal da cidade, é o Salto do Apucaraninha que tem 118 metros de altura. Um mirante panorâmico é o local ideal para apreciar a beleza da cachoeira. A queda fica a 80 quilômetros do Centro, sendo 20 quilômetros em estrada de terra.
O Parque Estadual da Mata dos Godoy, é uma área de lazer que abriga árvores ameaçadas de extinção, dentre elas o cedro, a peroba e o pau-marfim. Na área podem ser vistos inúmeras aves e animais, que podem ser vistos através das trilhas que existem na reserva.
O Museu Histórico Padre Carlos Weiss ocupa o belo prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, de arquitetura inglêsa. O museu mostra objetos e relíquias dos tempos da cafeicultura, que era a base econômica da cidade. Tanto que nas redondezas de Londrina, estão as trandes fábricas do café Cacique, do Itamaraty e do Iguaçu. A Rota do Café de Londrina, percorre fazendas históricas, restaurantes rurais e museus.
A Vinícola Casa Müller é um sítio que produz vinhos coloniais artesanais, enquanto o restaurante Strassberg é famoso pelas tortas e receitas alemãs, como marreco, kassler e eisben.
A cidade também vem se destacando nos esportes. Por ter condições tecnológicas excelentes, Londrina tem atraído atletas e torneios importantes. No futebol o principal clube é o Londrina, que joga seus jogos nos dois estádios da cidade, o VGD e o Estádio do Café.
O Templo Budista Honganji foi construído em madeira quase sem a utilização de pregos, como era tradicional na arquitetura típica japonesa que se utilizava de encaixes. Os altares, entalhes e pinturas do interior de templo, bem como o trabalho de carpintaria externo são do mestre Yaemori. Em abril e agosto são comemoradas festas típicas japonesas.
O Catuaí Shopping Center é o principal da cidade, que ainda tem outros como o Royal Plaza, o Boulevard e Londrina Norte Shopping dentre vários.
Outros pontos de interesse em Londrina são: o Moringão (ginásio poliesportivo), Autódromo Internacional, Kartódromo, Mesquita Mulçumana Rei Faiçal (arquitetura Islâmica), Catedral Metropolitana, o Zerão (centro de lazer e esportes em meio a natureza), Balneário Thermas de Londrina (complexo de lazer e turismo localizado em sítio ecológico, com lago para pesca, águas termais medicinais que vem do solo a 54 graus centígrados), Anfiteatro, Parque de Exposições, imúmeros parques, centenas de praças e Concha Acústica.
Alguns eventos importantes além dos já citados acima, são: a Expo Londrina (maior feira agropecuária da América Latina), Londrina Jazz Festival, Londrina Matsuri (evento japonês para comemorar a Primavera), e a Metamorfose (maior festa a fantasia do mundo).
VEJA O VIDEO MAIS ABAIXO.
|