VIDEOS - PORTO VELHO

cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades


Porto Velho Rondonia
Porto Velho e Rondônia são uma mistura de sotaques e culturas de todo o páis. Pode-se ver o Boi-Bumbá, o vaneirão, o tacacá, o açai, o chimarrão, a alpercata, a bota e o chapeu de vaqueiro.
Com o desenvolvimento da pecuária, chegaram os imigrantes do nordeste e do sul do país, os festejos juninos, as festas de peões e os rodeios.
O Rio Madeira foi e é fundamental para a vida da cidade de Porto Velho.


Porto Velho surgiu no começo do século 20, com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, construção iniciada em 1907, que levava a borracha produzida na região.
Desde 1972 a ferrovia está desativada, mas o Museu Ferroviário instalado em um galpão às margens do rio Madeira possui fotos, livros, documentos, máquinas como o velocípede sobre trilhos, e uma locomotiva de 1878.
A ferrovia oferece um passeio de 7 km aos domingos, puxado por locomotiva Maria Fumaça. No passeio que vai de Porto Velho até a Cachoeira de Santo Antonio, o visitante fica por dentro da história de Porto Velho e de Rondônia que é contada por guias.
No complexo da ferrovia, ficam ainda o Museu Geológico, o Prédio do Relógio, as Três Marias e a Capela de Santo Antônio, lugares que valem à pena serem visitados.
As 3 Marias são 3 caixas d'água construídas de 1908 a 1912 que são vistas de toda a cidade. Na Praça das Caixas DÁgua, são desenvolvidas várias atividades culturais.
Com a construção de duas hidrelétricas e a oferta de instituições de ensino, a cidade passou a ser altamente movimentada.
Para os visitantes, um dos principais passeios é feito de barco através do Rio Madeira. O tour de 45 minutos vai até a Corredeira de Santo Antônio, cartão postal da cidade. Às vezes os botos aparecem para espiar, inclusive o boto cor-de-rosa.
Já a vida noturna acontece na Calçada da Fama, o principal point da cidade cheio de bares e boates.
O Mercado Central é um ponto tradicional para tomar o café da manhã junto com os moradores. Entre os quitutes estão os mingaus, tapioca, bolos, pamonhas, bolos de macaxeira, queijos e frutas da região amazônica como tucumã, jambo, pupunha cosida ou cremes de cupuaçu, cajá e manga.
Por falar em culinária, Porto Velho possui influência dos paranaenses, riograndenses, amazonenses, cearenses, nortistas, nordestinos e bolivianos, já que fica próximo à Bolivia.
Mas o índio é a principal influência nos pratos à base de peixes, geralmente acompanhados pelo exótico tucupi extraído da raiz da mandioca. O Pirarucu, o bacalhau da Amazônia. é o peixe mais saboroso dentre as inúmeras variedades.
Outro prato imperdível é a sopa à base de tucupi, Tacacá, servida em cuias e preparada com camarão, goma de mandioca e folhas de jambú.
Também importantes são o tucunaré frito, a costela de tambaqui, o filé de dourado frito, o pato no tucupi e a caldeirada de dourado. Tudo levando muito peixe, temperos, farinha de mandioca, castanha-do-Brasil, guaraná e frutas regionais.
Além de serem encontrados no Mercado Central, estes pratos são servidos em diversos bares e barracas pela cidade.
O Parque José Adelino da Silva possui trilhas em meio a seringais. Já o Parque Natural de Porto Velho possui zoológico, viveiros, museu, nascentes e cascatas.
O Real Forte, localizado na margem do Rio Guaporé, fronteira entre Brasil e Bolívia, é o mais antigo monumento histórico de Rondônia, em plena floresta amazônica.
O forte, por sua beleza arquitetônica, atrai turistas que visitam Porto Velho. Durante anos o forte serviu como presídio e asilo de portugueses deportados de Portugal, durante a defesa dos limites de Portugal no Brasil, no auge do Ciclo do Ouro.

Os principais eventos são na maioria religiosos ou folcõricos:
1- Arraial Flor de Maracujá - festa junina, folclore, lendas da influência indígena e amazonense, boi-bumbá (manifestação folclórica que resume elementos culturais portugueses, africanos e indígenas). Porto Velho vira um verdadeiro arraial, com milhares de bandeirinhas coloridas nas barracas das praças e ruas, onde é servida grande variedade de pratos típicos. Da festa faz parte uma quadrilha com milhares de participantes vestidos de caipira.
2 - Carnaval em Porto Velho - Desfiles de Blocos e Escolas de Samba na avenida Jorge Teixeira.
3 - O Homem de Nazaré - encenação da Vida de Cristo na Semana Santa.
4 - Festa do Divino - Tradição de origem portuguesa, é o encontro de cristãos dos mais diversos lugares do Brasil em abril, maio e junho. A festa tem também a parte profana com música e apresentações em ambiente de alegria.
5 - Jerusalém da Amazônia em maio - é a segunda maior cidade cenográfica do mundo onde se encena a Paixão de Cristo durante a Semana Santa, perdendo somente para Recife.
6 - Procissão Fluvial de São Pedro - procissão fluvial nos rios Madeira e Mamoré. Os pescadores se vestem de branco e enfeitam seus barcos.
7 - Campeonato de Pesca de Teotônio em julho - disputa entre pescadores pelo maior peixe.
8 - Expovel em setembro - exposição agropecuaria com rodeio.
9 - Círio de Porto Velho em setembro.
10 - A Vida de Jesus em Quadros - presépio, com todas as peças em tamanho natural, vindo da itália doados por artistas italianos, considerado o 2º maior presépio do mundo. Encenação narra toda a vida de Jesus.
VEJA O VIDEO MAIS ABAIXO.

CONHEÇA PORTO VELHO, RONDÔNIA
Ouça as radios de Rondônia - CLIQUE AQUI

PORTO VELHO EM FOTOS
Ouça as radios de Rondônia - CLIQUE AQUI

cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades