anos 50 anos 60 anos 70 anos 80 mpb anos 90 videos do Roberto Carlos hits do passado Brasil disco music anos 70 e 80 anos 2000 The Beatles sertanejos Rock Brasil rock internacional

ASTRUD GILBERTO & STAN GETZ - The Girl From Ipanema de Tom Jobim (1964) - essa gravação é na TV Americana quando a música fazia sucesso na parada americana no iníco da invasão da Bossa Nova nos Estados Unidos.

Flash Back

bossa nova

A bossa nova é o estilo brasileiro que mais toca no mundo até hoje.
Já pude ouvir bossa nova sendo tocada no Hawaii, por nativos, em um luau nas praias de Honolulu. Garota de Ipanema e outras canções eram tocadas em  instrumentos locais, como o ukelele, enquanto nos deliciávamos com as iguarias nativas.
lual turismo Hawaii
nativo havaiano tocando ukelele

joão gilberto - tom jobim - bossa nova from Ipanema beach
João Gilberto e Tom Jobim

astrud gilberto - the girl from Ipanema
Astrud Gilberto

Sérgio Mendes Brazil 66
Sergio Mendes

Frank Sinatra e Tom Jobim - bossa nova
Frank Sinatra & Tom Jobim
A bossa nova surgiu no Rio, pouco a pouco, com a adesão de cantores e músicos do samba-canção, à nova batida de violão criada pelo baiano João Gilberto que utilizava acordes de jazz misturados com samba. E foi João Gilberto exatamente quem proporcionou o primeiro grande sucesso da bossa nova em 1958, ano em que o Brasil se sagrava Campeão do Mundo de Futebol pela primeira vez: "Chega de Saudade", de Tom Jobim e Newton Mendonça. Logo em seguida veio "Desafinado" cuja letra define bem o que era a bossa nova: uma mudança de estilo, do modo de cantar.
Combatida por criticos e cantores de "vozerão", pouco a pouco a bossa nova foi conquistando novos musicos e cantores, nos bairros de Copacabana e Ipanema. Os jovens foram se misturando. Locais como o Beco das Garrafas em Copacabana, ficaram históricos.
Novos autores como Carlinhos Lyra, para o qual fiz arranjos, Marcos Valle, Vinicius de Moraes, Ronaldo Bscoli (com o qual fiz direções musicais) e Roberto Menescal, para citar apenas alguns, proporcionavam músicas que eram gravadas por novos e já conhecidos artistas como Nara Leão, Os Cariocas, Doris Monteiro, Wilson Simonal, Sérgio Mendes, Silvio Cesar, Tamba Trio, Bossa 3, Elis Regina, Pery Ribeiro, Zimbo Trio, Silvinha Teles, Luis Bonfá, Ed Lincoln, Leny Andrade, e muitos outros.
Mas o principal, foi a adesão da garotada do Rio. Era possível ver garotas de 12 anos comprando discos de "Os Cariocas" por causa da música "Minha Namorada", um dos inúmeros sucessos da época.
Aos poucos começaram a surgir shows de brasileiros nos Estados Unidos. E o momento principal que transformou nossa bossa nova em um ritmo mundial, foi a entrada em 1964, no topo das paradas de sucesso dos Estados Unidos, da musica "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius, que vocês estão vendo em video, com letra em ingles, na voz da brasileira Astrud Gilberto que nunca havia gravado um disco. Isso era algo inimaginável!
Garota de Ipanema, a partir daí chamada de "The Girl From Ipanema" é a música brasileira mais conhecida de todos os tempos. Tem mais de 1000 gravações por todo o mundo.
A seguir, em 1966, o brasileiro Sérgio Mendes chegou ao topo das paradas americanas com o disco "Sergio Mendes & Brazil 66", cantado em portugues com sotaque americano, que foi grande sucesso não só nos Estados Unidos mas como no Brasil. (video)
E foi quando Frank Sinatra gravou um disco com Tom Jobim, que a música brasileira se eternizou. Até hoje, em 2012, ela é ouvida nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, em radios e eventos públicos. Há cantores japoneses de sucesso, com discos exclusivamente de bossa nova, que é amplamente tocada nas rádios. Infelizmente o mesmo não ocorre no Brasil, que não valoriza seus próprios valores.

Maestro Hugo Bellard - MusikCity

O PRIMEIRO CARRO FEITO NO BRASIL

Um dos carros mais exóticos do mundo foi fabricado no Brasil: o Romi-Isetta.
E... pasmem: O MOTOR ERA DO LADO!!!

Considerado o primeiro carro fabricado em território nacional em 1956, foi um dos veículos mais bizarros jamais conhecidos no mundo.

Para começar, a porta era na frente, o que dificultava em muito a entrada do motorista. Desde que conseguisse entrar... o motorista se sentia dentro de um transporte bem barulhento, tal o barulho que o motor fazia dentro do carro. continuar e ver video

primeiro carro nacional



MISCELÂNEA