O balneário conta com 5 piscinas com água quente mineral e sulfurosa, conjunto de tobogãs, área de camping, parque de churrasqueiras, lanchonete, restaurante, lago para pesca artesanal, recanto ecológico e estacionamento. 
Colonizada por italianos, a cidade cultua a tradição dos imigrantes. 
Na Rota italiana, que inclui os vilarenjos de Colônia Cella, Colônia Bacia, Sede Figueira e Linha Batistello, a atração principal é degustar os bons vinhos e saborear os pratos de uma mesa farta num cenário típico europeu. 
Os alemães também se fizeram presentes no passado e colonização da cidade. 
O principal evento da cidade é a grande Feira Agropecuária, Comercial e Industrial (EFAPI) que é realizada em outubro, recebendo 600.000 visitantes.
Os visitantes vão conhecer as novidades, e também ver os shows musicais com os maiores nomes da música rural e sertaneja.
Outro motivo para tornar Chapecó conhecida, é o fato de ser considerada a Capital Latino-Americana na produção de aves.
Além da EFAPI, a cidade realiza dois outros macro eventos: 
1- Mercoagro - Feira Internacional de Processamento e Industrialização da Carne, considerada a segunda maior feira do gênero do mundo. 
2- Mercomóveis - a Feira Mercosul da Indústria de Móveis congrega fornecedores e fabricantes de móveis de todo o país. 
-----
O Shopping Center Patio Chapecó é o principal da cidade, que conta ainda com  aeroporto, muitos hotéis, 2 TVs e 5 universidades. 
A cidade possui também o Parque de Exposições que é de primeiro mundo. Na concha acústica são realizados shows para 50.000 pessoas.
O principal clube de futebol é o Chapecoense, que disputa o campeonato catarinense e o Brasileirão.
Em agosto acontece a Festa do Frango e do Peru, promoção do Lions Club de Chapecó e da Sadia, que possui um frigorífico e fábrica na cidade.
Em outubro é a vez da Würstfest (Festa da Lingüiça). 
Em novembro é realizado o Rodeio Crioulo Interestadual. 
Em Chapecó são preservados os costumes gaúchos em vários CTGs (Centros de Tradições Gaúchas).