Cachoeira Paulista, que está localizada no fundo do Vale do Paraíba aos pés da Serra da Mantiqueira, faz parte do roteiro de turismo religioso em São Paulo.
Comunidade Canção Nova, que promove e realiza Acampamentos Católicos e Festivais de Músicas Católicas na região.
A cidade foi destaque entre os visitantes estrangeiros que vieram ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, promovida pelo Papa Bento 16, que esteve presente na cidade em julho de 2013.
A cidade se desenvolveu ao redor da pequena Capela do Senhor do Bonfim, erguida em 1780 ao lado do Rio Paraíba.
Cachoeira Paulista já viveu da plantação do café, da sua ferrovia, mas hoje tem como sua principal renda, o turismo religioso que atrai um milhão de turistas ao ano.
A Comunidade Canção Nova - comunidade Católica Romana fundada em 1978 pelo Monsenhor Jonas Abib e amigos - tem hoje uma grande estrutura com dois centros de eventos e missas (chamados de "Rincão do Meu Senhor"), salas de confissão, capela do santíssimo sacramento, televisão, rádio e outras edificações.
Em dezembro é realizada uma grande festa: a Hosana Brasil. A festa atrai centenas de milhares de fiéis de todo o Brasil que lotam os hotéis e pousadas para assistir as missas, palestras e shows.
Cachoeira Paulista também é conhecida no quesito ciências, por abrigar o supercomputador mais potente de todo o hemisfério sul.
Ele fica no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC - INPE), que está incluso em uma das sedes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que se localiza na cidade.
Cachoeira Paulista também abriga o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), orgão responsável por monitorar e alertar possíveis desastres naturais em todo o território brasileiro.