União dos Palmares é um dos maiores produtores de
cana-de-açúcar e banana do nordeste. Possui indústria de laticínios e plásticos, piscicultura, suinocultura, avicultura e pecuária.
A feira-livre de sábado o destaque da região. Na feira são vendidos artigos de vestuário confeccionados localmente, calçados e móveis, dentre outros.
Entre os pontos turísticos estão:
---Serra da Barriga / Parque Nacional do Zumbi , o Parque Nacional Quilombo dos Palmares (espaço com tradições africanas, como dança de capoeira), Lagoa dos Negros (ocas indígenas, cabanas rústicas, e o Restaurante Kúuku-Wáana com quitutes africanos), Estação Ferroviária (com o Mercado do Artezanato aonde se encontra peças confeccionadas em bambú, fibra e palha de bananeira, além de bonecos de barro), e as Comunidades Quilombolas Remanescentes Muquém.
---Em União dos Palmares há grupos de dança afro e de capoeira, em consequência da presença de escravos africanos na região.
Os principais eventos são:
---Festa da padroeira Santa Maria Madalena - 23 janeiro a 2 fevereiro
---Carnaval - fevereiro - bloco Os Carroceiros do Amor
---Semana Jorge de Lima - abril
---Festa do Milho / Festa de São João - 20 a 30 de junho - participação de bandas de forró que são sucesso nacional, assim como de forró tradicional.
---Missa do Vaqueiro da Região dos Quilombos - setembro
---Emancipação - 13 de outubro
---Semana da Consciência Negra - 12 a 20 de novembro
---Vaquejada do Parque Vergettão - com R$150.000 reais de prêmios, e shows de bandas de forró consagradas.
---Corrida Palmarina do Jumento Alagoano - último domingo de dezembro
---Procissão do Mastro - 10.000 fiéis acompanham a procissão a cavalo, bicicleta, motos, carroças e a pé. O mastro gigante e pesado, é levado nos ombros por fiéis em um percurso de 5 km, e é erguido em frente ao pátio da Igreja Matriz de União dos Palmares.