Apesar de ser um recanto ecológico e turístico fantástico, também é um importante porto do Brasil.
Muitas das ilhas tem como proprietários celebridades nacionais e internacionais. A maior é a Ilha Grande.
Além das praias paradisíacas e isoladas que só podem ser visitadas por barcos, Angra também tem praias badaladas, como a Praia do Dentista, onde o engarrafamento de lanchas e iates é constante na alta estação. Nela os bares flutuantes levam drinks e petiscos até às embarcações logo após os pedidos serem feitos via radio.
O Reveillon Oceânico de Angra, com milhares de barcos, é conhecido internacionalmente.
Os mergulhadores podem encontrar peixes de inúmeras espécies, moluscos, crustáceos, tartarugas e moréias. Até navios naufragados podem ser encontrados.
Além do turismo, praias, passeios de barco, locais de mergulho submarino e do porto, Angra dos Reis possui o estaleiro Keppel Fels, antigo Verolme, e duas usinas nucleares.
Angra possui dois shoppings: o Shopping Pirata's Mall e o Angra Shopping.
Por ser uma cidade litorânea, Angra tem tradição na vela. Desde 1997 todo ano é realizada a Semana da Vela de Angra dos Reis.
A cidade
possui um rico acervo patrimonial, com inúmeros prédios coloniais tombados pelo IPHAN. Um exemplo é a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis e edifícios religiosos, como a igreja de Santa Luzia e a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição. Há também ruínas do Convento de São Bernardino de Sena e o Convento do Carmo. Na igreja de Nossa Senhora da Lapa, de 1752, funciona um Museu de Arte Sacra com rico acervo. |